Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 17 de Novembro de 2014 às 10:35

    Imprimir


Tony Ribeiro/MidiaNews

Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso 11 das 24 cadeiras do plenário serão ocupadas por novos deputados estaduais a partir de janeiro de 2015. 


Isso representa, para os próximos quatro anos, uma renovação de 48% do quadro político do Legislativo. Os novatos representam quase a metade do total de parlamentares.

Dos 11 que passarão a compor a AL, 9 são estreantes. Já dois vão retornar à Casa: Zé Carlos do Pátio (SD), que vai para seu 4º mandato, e Wilson Santos (PMSB), que vai para seu 3º mandato.

Os dois deputados ainda integram outra lista, a de ex-prefeitos. Dos 11 novos parlamentares, 5 são ex-prefeitos.

São eles: Max Russi (PSD), ex-prefeito de Jaciara, Oscar Bezerra (PSD), ex-prefeito de Juara, além do próprio Pátio, ex-prefeito de Rondonópolis, e Wilson, ex-prefeito de Cuiabá.

Outros dois deputados eleitos deixarão mandato de vereador para assumir a cadeira na Assembleia. São eles Pery Taborelli (PV), vereador por Várzea Grande, e Wancley Carvalho (PV) vereador por Pontes e Lacerda.

Além disso, 9 dos 11 deputados foram eleitos pela coligação “Coragem e Atitude pra Mudar”, encabeçada pelo governador eleito Pedro Taques (PDT).

Ele, no entanto, não possui maioria na Assembleia, já que o grupo oposicionista conta com 13 deputados.

Somam ainda no grupo de Taques os deputados: Guilherme Maluf (PSDB), Zeca Viana (PDT) e Dilmar Dal’Bosco (DEM).

Renovação

Para o deputado estadual José Riva (PSD), que após cinco mandatos deixa o Poder Legislativo, a chamada “renovação” na Assembleia não foi tão grande quanto se esperava.

“Vejo que a reformulação não foi tão grande quanto se esperava e pensava. E acredito que esse número de novos deputados é devido ao grande número de deputados estaduais que não foram candidatos”, disse.

Riva citou os deputados Alexandre César (PT), João Malheiros (PR) e Ezequiel Fonseca (PP) - eleito deputado federal - como parlamentares que teriam chances de serem reeleitos caso tivessem se candidato.

“Tem no mínimo cinco que se disputasse teria chances de voltar. O PR, por exemplo, reelegeu quase todos os deputados, com exceção do J. Barreto, que não disputou. O PSD só não reelegeu o Airton Português, até porque entrou a Janaina na disputa”, afirmou.

Para Riva, que deixa a AL comandando pela sexta vez a presidência da Mesa Diretora, a renovação de 48% irá “oxigenar” a Casa.

“A chegada de deputados novos é a oportunidade de chegada de novas ideias e de oxigenar o Poder Legislativo. E acredito que todos ali vão batalhar por isso”, completou o deputado.

Os novos deputados da Assembleia Legislativa em 2015
1 Janaína Riva (PSD)48.171 votos2 Eduardo Botelho (PSB)40.517 votos
3Dr. Leonardo (PDT)34.753 votos4 Max Russi (PSB)20.690 votos
5 Wilson Santos (PSDB)20.562 votos6 Oscar Bezerra (PSB)20.390 votos
7 Wancley Carvalho (PV)19.639 votos8 Coronel Taborelli (PV)18.526 votos
9 Zé do Pátio (SD)17.431 votos10 Saturnino Masson (PSDB)16.262 votos
11 Silvano Amaral (PMDB)15.310 votos




Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/404281/visualizar/