Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 05 de Dezembro de 2014 às 17:21

    Imprimir


Ornella Falcão
Ônibus escolar parado, por falta de manutenção: vereadora denuncia
Ônibus escolar parado, por falta de manutenção: vereadora denuncia "má gestão"

Cansada do que chama de "caos generalizado" que tomou conta do município de Poconé (100 km de Cuiabá), a vereadora Ornella Falcão (PSD) decidiu denunciar a atual situação da cidade e criticou a falta de atuação da administração municipal, sob responsabilidade da prefeita Nilce Mary Leite, conhecida como Meire Adauto (PT), para resolver os problemas.

“Hoje, se você olha para o município de Poconé dá vontade de chorar. A cidade está cada vez pior”, desabafou a vereadora, em entrevista ao MidiaNews.

Buracos espalhados pela cidade e "tampados" com terra (sem lama asfáltica), ônibus do transporte escolar sucateados, obras públicas abandonadas e a falta de medicamentos nas unidades de saúde são apenas alguns dos problemas relatados pela vereadora.

Segundo ela, é difícil até mensurar qual a área mais crítica no município.

“O Pronto Atendimento não tem lençol, os médicos estão sobrecarregados, os repasses ao hospital estão atrasados, as pontes na Transpantaneira estão caindo, as estradas estão intransitáveis. Realmente, está complicado”, disse ela.

"Hoje, se você olha para o município de Poconé dá vontade de chorar. A cidade está cada vez pior." A vereadora afirmou que, recentemente, passou uma tarde na Farmácia Pública e presenciou inclusive, casos de pacientes revoltados com a constante falta de medicamentos.

“A pessoa chega e escuta sempre a mesma coisa: ‘O medicamento está em falta’. Muitas vezes, os pacientes se tornam agressivos com os funcionários do local. Também não culpo essas pessoas, porque na falta do remédio, na falta do dinheiro para comprar, acaba batendo a situação de nervosismo”, lamentou.

A vereadora alega que já procurou o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado, mas a situação não é revertida.

“Porque enquanto, nada aconteceu. O Tribunal de Contas tampa o olho para tudo isso e as contas da Prefeitura ainda são aprovadas”, criticou.

“Ontem mesmo recebi denúncias aqui na Câmara de que as famílias não estão conseguindo se cadastrar no Programa Bolsa Família, porque não tem internet na Secretaria de Ação Social”, afirmou.

Ornella Falcão

Buracos podem ser encontrados em todas as ruas da cidade Ainda segundo ela, “as pessoas procuraram o cadastramento, mas são informadas que o sistema está fora do ar há meses. A preocupação da população é que vai vencer o prazo para se cadastrar e eles irão perder o benefício”.

Transporte sucateado

De acordo com a vereadora, existem 72 comunidades rurais e mais de 30 assentamentos nas regiões circunvizinhas a Poconé. Nestas localidades, existem muitos alunos que dependem do transporte público escolar.

“As escolas do meio rural já estão abandonadas, as estradas, então, nem se fala. Aí, pra piorar a situação, os ônibus também estão sucateados”, afirma a parlamentar.

Ela relata ainda que, em 2012, a administração municipal recebeu 12 novos ônibus escolares e estes também já estariam apresentando uma série de problemas, devido à falta de manutenção

“Chega ao ponto de arrancar peça de um para colocar em outro”, relatou.

Reforma administrativa

No entendimento da vereadora Ornella Falcão, o município necessita de uma reforma administrativa ou, ainda, que sejam tomadas medidas emergenciais, para que a situação não se agrave.

“Os munícipes estão cobrando e quando vamos questionar as coisas para a prefeita (Meire Adauto), ela diz que primeiro vai se informar para falar sobre os assuntos”, alegou a vereadora.

"Lógico que todo administrador assume problemas de outra gestão, mas todo mundo que se candidata sabe disso e precisa tomar medidas para diminuir ou administrar esses problemas. O que se percebe é que isso não está acontecendo" Ornella admite que o município de Poconé "nunca foi rico e tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo", mas, segundo ela, ao que parece, os problemas antigos estão se agravando e novos estão aparecendo.

“Lógico que todo administrador assume problemas de outra gestão, mas todo mundo que se candidata sabe disso e precisa tomar medidas para diminuir ou administrar esses problemas. O que se percebe é que isso não está acontecendo”, disse.

“É preciso tomar medidas drásticas, fazer uma reforma administração para tentar corrigir e tentar salvar o município, eu entendo que seja assim”, completou.

Cidade é motivo de "chacota"

Em meio a tantos problemas no município, a cidade acaba se tornando motivo de chacota.

Isto porque, recentemente a prefeitura realizou um serviço de tapa buraco, no entanto, sem a utilização de massa asfáltica, apenas com terra.

O assunto viralizou nas redes sociais.

Em um grupo do aplicativo Whats App, por exemplo, uma pessoa faz o seguinte comentário: “Procuro sócio para montar a empresa Asterra Construções e Pavimentação. A primeira a fazer serviço ecologicamente correto, tudo a base de terra. Já tenho dois contratos, um com a prefeitura de Poconé e a de Várzea Grande. Negócio altamente lucrativo”.

Outro Lado

A reportagem tentou contato com a prefeita de Poconé, Meire Adauto, porém foi informada que ela estava na zona rural do município, onde não há sinal de telefonia móvel.

A assessoria de imprensa informou que, assim que retornar, a prefeita irá se posicionar sobre as denúncias.





Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/405081/visualizar/