Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 12 de Dezembro de 2014 às 13:20

    Imprimir


Maurício Barbant/AL-MT
Janete Riva foi indicada por parlamentares para ocupar vaga.
Janete Riva foi indicada por parlamentares para ocupar vaga.

A vaga aberta no Tribunal de Contas do Estado (TCE) com a renúncia do conselheiro afastado, Humberto Bosaipo, tem dois interessados: Janete Riva, mulher do deputado estadual José Geraldo Riva (PSD), e o deputado estadual José Domingos Fraga (PSD). A escolha do novo conselheiro está a cargo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) e deve ser avalizada pelo governador do estado.

As fichas de inscrição de Janete e de José Domingos foram lidas pelo presidente da Casa de Leis, Romoaldo Júnior (PMDB), durante a sessão plenária desta sexta-feira (12). Porém, houve questionamentos por parte do deputado Emanuel Pinheiro (PR). O parlamentar cobrou discussão ampla com a participação de todos os deputados sobre o nome a ser indicado pelo Legislativo, pois a decisão é tomada pela Mesa Diretora da Assembleia.

Na sessão, Romoaldo Júnior explicou que, nesse caso, pelo regimento interno da Casa de Leis a escolha é feita pela Mesa Diretora. "A Mesa [Diretora] é muito democrática e sempre decidiu pela maioria. O que a maioria escolhe a gente acata", afirmou. Em seguida, propôs uma reunião com o Colégio de Líderes para discutir o assunto com os cerca de 20 deputados que se encontram na sessão naquele momento.

José Domingos Fraga também concorre ao cargo (Foto: Widson Maradona/ AL-MT)José Domingos Fraga também concorre ao cargo
(Foto: Widson Maradona/ AL-MT)

Para isso, a sessão foi encerrada antes do tempo previsto e os parlamentares seguiram para essa reunião, que poderá definir o nome a ser indicado pela Assembleia Legislativa. Foi votado o horário da reunião e a maioria decidiu interromper a sessão para tratar da indicação para o TCE. "Quem quiser que envie a sua inscrição", disse o presidente.

Zé Domingos, como é conhecido, entregue a sua ficha de inscrição na semana passada pedindo a indicação para a vaga de Humberto Bosaipo. Já Janete Riva, que se candidatou a governadora do estado na última eleição e saiu derrotada, foi indicada por um grupo de 15 parlamentares.

No mês passado, um grupo composto por 13 instituições fez uma campanha para cobrar mudanças na indicação de novos conselheiros ao TCE contra a posse de pessoas com histórico de corrupção e consideradas 'fichas sujas'. Bosaipo responde a processo por suspeita de lavagem de dinheiro e peculato, no período em que era deputado estadual. Por conta disso, ele foi afastado do cargo de conselheiro do TCE por três vezes.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/405384/visualizar/