Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 13 de Dezembro de 2014 às 13:08

    Imprimir


Promotora de justiça, Ana Luíza Peterlini, confirmada como titular da secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), afirma que não teme uma possível rejeição do agronegócio a seu nome. 


Conhecida por ser ‘linha-dura’ na defesa ambiental, a indicada diz que muitas das suas ideias que devem ser implantadas já no próximo ano convergem com o que pede o setor. Conta que uma das metas que pretende atingir na Secretaria é dar eficiência aos trabalhos.

Com isso, Ana Luiza atinge a principal pauta do agronegócio. Os empresários e entidades que representam o setor no Estado reclamam da demora para a Sema conceder licenças ambientais.

O próprio setor público também sofre com o problema, tendo em vista a necessidade de licenciamento junto à Secretaria para dar início a grandes obras de infraestrutura e outras que podem causar dano ambiental.

"A maioria das atividades econômicas do Estado, principalmente as atividades rurais, passa por um processo de licenciamento dentro da Secretaria. Então, nós vamos procurar um fiel da balança entre conservação/preservação e a eficiência nestes processos de licenciamentos das atividades rurais", diz Ana.

Outra preocupação da nova titular da Sema é quanto ao desmatamento. Em setembro, pelo Instituto Centro de Vida (ICV), divulgou dados que demonstram um aumento de 51% na devastação na área da Amazônia Legal existente no Estado.

Com isso, ocupou vice-liderança nacional, com 1.139 km² atingidos. "O nosso Estado ainda tem muitos remanescentes de vegetação nativa e isso é uma preocupação e também as queimadas. Nós vamos dar prioridade a essas questões", afirma.

Ana Luiza também disse que vai buscar meios legais de resolver o impasse existe no Zoneamento Socioeconômico-ecológico. Segundo ela, o projeto é de grande importância porque viabiliza o desenvolvimento de políticas públicas.





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/405436/visualizar/