Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 13 de Dezembro de 2014 às 14:15

    Imprimir


O promotor de justiça Mauro Zaque, convidado pelo governador eleito Pedro Taques (PDT) para assumir o comando da Secretaria de Segurança do Estado, afirma que já tem algumas estratégias em andamento para tentar diminuir os índices alarmantes de violência do Estado.

Durante a fase de transição, quando foi convidado pelo governador eleito, Zaque recebeu um diagnóstico da área em que vai atuar a partir de 1° de janeiro. Conta que a equipe também elabora um raio x para identificar os principais pontos de violência.

Uma das promessas do governador eleito é de aumentar o efetivo das polícias Civil e Militar. Zaque diz que a atual situação das forças é preocupante. “Não só a questão dos efetivos das polícias. Mas, também, a necessidade premente do fortalecimento das instituições”, diz.

Para ele, as instituições de segurança pública devem, necessariamente, passar por um processo de valorização, motivação e fortalecimento. “Só assim a população de Mato Grosso vai poder ter a tranquilidade de poder caminhar e saber que as instituições de segurança estão focadas em seu objetivo maior”, destaca.

Mesmo em um momento de arrocho nas contas públicas, como deve ser no próximo ano, Zaque acredita que é possível aumentar o número de policiais.

“Quando o governador fala em enxugar diz no sentido de tirar de onde não é urgente e colocar onde a população sente. A segurança, sem sombra de dúvidas, é um ponto que o povo vem reclamando e sentindo”, defende.

FRONTEIRA – Outra preocupação elencada por Zaque como de extrema urgência são os 700 quilômetros de fronteira seca do Estado com a Bolívia. A região é um das portas de entrada de drogas no país.

Segundo ele, mesmo que a segurança na fronteira seja responsabilidade do governo federal, o Estado não será omisso. “Vamos pensar estratégias para as cidades da região de fronteira. Temos que fomentar e desenvolver ações em segurança pública de forma organizada nestas regiões”, finaliza. 





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/405437/visualizar/