Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 20 de Dezembro de 2014 às 11:48

    Imprimir


Pagar os salários dos servidores em dia no mês de janeiro é a primeira missão do administrador e advogado Paulo Brustolin, anunciado nesta sexta-feira (19) pelo governador eleito Pedro Taques (PDT) como o novo secretário de Fazenda do Estado.

Conforme o governador eleito, as contas do Estado enfrentam dificuldades. Entretanto, Taques disse que descarta qualquer tipo de devassa ou abertura de “caixa-preta”. Acredita que o administrador tem a competência para deixar a “casa em ordem” nas contas do Estado.

"O Paulo tem uma experiência para cuidar das contas do Estado que nos dá o conforto necessário", defende o governador eleito.

Apesar das dificuldades financeiras, Taques considera que o Estado não está quebrado. "Temos alguns números que nos deixam preocupados", disse o governador durante a apresentação do novo secretário de Fazenda. Segundo Taques, a gestão da Sefaz deverá ser integrada junto às secretarias de Estado de Planejamento e a de Gestão (antiga Administração).

Num primeiro momento o coordenador da equipe de transição, deputado Otaviano Pivetta, disse que a Sefaz não exercerá os atuais ‘superpoderes’ que tem na gestão do governador Silval Barbosa (PMDB). Com a mudança prevista a Secretaria exerceria as funções de fiscalizar e arrecadar tributos.

Atualmente, além dessas duas atribuições, a Sefaz também atua como ordenadora de despesa de todas as secretarias de Estado. Os pagamentos só são efetuados após aval da Secretaria, com a justificativa de maior controle nos gastos públicos. Essa situação é motivo de descontentamento de grande parte do primeiro escalão do governo.

Entretanto, segundo Taques, uma reunião na próxima semana deverá discutir a questão e decidir sobre o caso. Por enquanto, tudo deve ficar como segue no atual governo.

Paulo afirma que na próxima gestão haverá um intenso controle dos gastos públicos. “Precisamos ter muita coerência e responsabilidade. Temos que devolver à sociedade uma série de serviços pelos quais ela clama”, endossou o novo secretário.

Segundo ele, a ordem é “sentar” no cofre do Estado para impedir gastos desnecessários. Ao mesmo tempo o secretário também pensa em ações que devem aumentar a arrecadação e gerar mais empregos. Outra preocupação elencada é quanto às normas de tributação existentes. Paulo promete simplificar para dar segurança jurídica para quem investe em Mato Grosso.

Brustolin atua há 20 anos no mercado nas áreas de administração e planejamento estratégico e financeiro, 10 deles à frente da diretoria executiva da Unimed Cuiabá. Ele é bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso. 





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/405810/visualizar/