Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 20 de Janeiro de 2015 às 13:28

    Imprimir


Não vai dar samba em avenidas e praças públicas das principais cidades do interior de Mato Grosso, durante o Carnaval 2015. Os prefeitos avaliaram o atual cenário financeiro – que aponta ‘arrocho’ este ano – e não autorizaram gastos com a festa popular. Assim, nos municípios deRondonópolis, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, por exemplo, o carnaval ocorrerá apenas em clubes particulares.

A Prefeitura de Sinop comunicou que não irá promover o Carnaval Popular, pois “o orçamento será destinado para eventos culturais, como festivais e o aniversário da cidade, e em atividades culturais descentralizadas, a fim de ampliar o acesso a projetos culturais nos bairros”. No final de 2014, um levantamento feito pela prefeitura previu que seriam necessários R$ 370 mil para arcar com os custos.

Em Sorriso, o secretário municipal de Governo disse que os recursos que estavam destinados à festa popular, em torno de R$ 100 mil, serão investidos na área da saúde. “Foi quase uma unanimidade entre os secretários a decisão de reverter este recurso em mais investimentos na saúde, trazendo benefícios que vem ao encontro das necessidades da população”.

Em Rondonópolis, o prefeito Percival Muniz informou que, este ano, não realizará a festança do Rei Momo e o dinheiro previsto será usado no Hospital de Criança, que foi inaugurado na última segunda-feira (12).

Em Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, o ano de 2015 também será sem carnaval popular. Nova Mutum já é o terceiro ano seguido que não terá carnaval de rua, decisão tomada desde o primeiro ano de gestão do Prefeito Adriano que entende a necessidade de aplicar os recursos em ações estratégicas do município.

Em Tangará da Serra da serra desde 2013 os recursos sao destinados a ações efetivas como saúde, educação e serviços público.

Em municípios menores, já não há essa festa nas ruas há mais tempo, pois as prefeituras passam por dificuldades financeiras e o custo da realização torna-se muito alto.





Fonte: CenárioMT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/407404/visualizar/