Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 03 de Fevereiro de 2015 às 01:43

    Imprimir


O senador Aécio Neves, presidente do PSDB, disse na noite de domingo (1º) que a reeleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência do Senado se deveu ao apoio do PT na Casa. Os tucanos apoiaram na disputa o candidato derrotado, Luiz Henrique (PMDB-SC).saiba mais

“O que eu posso afirmar, pelo menos é essa a constatação que fazíamos agora ao final da votação, é que o PSDB votou fechado contra a candidatura do senador Renan, a favor da candidatura do Luiz Henrique, e me parece que o PT votou fechado com o Renan Calheiros”, disse Aécio.

“Acho que o senador Renan deve uma palavra especial de agradecimento à bancada do PT que, mais do que à do PMDB, seu próprio partido, garantiu a sua vitória”, completou ele.

Calheiros recebeu neste domingo votos de 49 dos 81 senadores e foi reeleito para um novo mandato de 2 anos à frente do Senado. O colega de partido Luiz Henrique (PMDB-SC), que se lançou na disputa sem apoio oficial do PMDB, teve 31 votos. Um senador votou nulo. A votação é secreta e foi feita por meio de cédulas de papel.

Resultado
Apesar da derrota de Luiz Henrique, o senador tucano disse que a votação tida por ele “foi a nossa [da oposição] maior vitória.” “Do ponto de vista quantitativo, tivemos uma votação que jamais tivemos anteriormente”, afirmou.

O senador também disse esperar que, no novo mandato, Calheiros seja “mais presidente de um poder e menos aliado do poder Executivo.” O presidente reeleito do Senado contou com o apoio do Palácio do Planalto.

De acordo com Aécio, “o Congresso Nacional não pode continuar sendo um puxadinho do Palácio do Planalto, a fazer aqui as suas vontades.” Ele disse ainda que, para a legislatura que começa, os partidos de oposição estarão “articulados” para enfrentar o governo da presidente Dilma Rousseff.

Aécio disse que já nesta semana começa a trabalhar na coleta de assinaturas para a abertura de uma nova Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar denúncias de corrupção na Petrobras.

“A sociedade despertou nessas eleições. Os brasileiros estão cobrando da oposição vigor no combate a esse governo. Vamos cumprir aquilo que a Constituição determina aqui no Congresso Nacional: fiscalizar o governo, cobrar atitudes do governo, denunciar as irresponsabilidades do governo, e vamos começar já essa semana a colher as assinaturas para a criação de uma nova CPMI da Petrobras.”





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/408076/visualizar/