Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Sábado - 07 de Fevereiro de 2015 às 08:05

    Imprimir


Assessoria/Sejudh
Operação ocorreu um dia depois da fuga na cadeia pública
Operação ocorreu um dia depois da fuga na cadeia pública

Após a fuga em massa registrada na Cadeia Pública de Nova Mutum, cidade a 269 km de Cuiabá, os agentes penitenciários realizaram uma operação de revista na unidade, nesta sexta-feira (6), onde foram apreendidos diversos celulares, carregadores, trouxas de maconha e duas armas artesanais, que estavam dentro das celas. Na madrugada de quinta-feira (5), 27 detentos escaparam da cadeia pela porta da frente depois que os agentes foram dopados por duas mulheres.

Inicialmente a Polícia Civil divulgou que eram 28 presos foragidos, porém, a administração da cadeia confirmou que foram 27. A operação ocorreu por determinação do novo diretor da unidade, Antônio Lima, que assumiu a função depois que o ex-diretor foi preso e afastado do cargo por facilitação da fuga. Os dois agentes também estão presos pelo mesmo crime.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do estado (Sejudh-MT), foram apreendidos 9 celulares, uma serra, duas armas artesanais e 10 trouxas de maconha, durante a operação que ocorreu entre as 6h e 14h [ horário local]. Os reeducandos foram retirados da cela, e ficaram no pátio da unidade, enquanto era feita a vistoria. A operação foi realizada em conjunto com o Setor de Operações Especiais (Soe).

Até o momento, segundo o órgão, nove detentos dos 27 foram recapturados. A Polícia Militar realiza buscas na região. A Cadeia Pública de Nova Mutum tem capacidade para 70 presos, mas abrigava 110 até esta quinta.

Acidente
O último detento a ser recapturado estava na MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, e foi vítima de um acidente na tarde desta sexta. Ele atingiu um caminhão que também percorria na estrada. O veículo que o detento conduzia, segundo a Polícia Militar, tinha sido roubado no Bairro CPA 1, na capital, na noite anterior.

Foi encontrada dentro do veículo uma das três espingardas calibre 12 que tinha sido tomada dos agentes prisionais que faziam a guarda da unidade prisional no momento da fuga. O reeducando cumpria pena pelos crimes de homicídio e furto qualificado.

Reeducandos foram retirados da cela e ficaram no pátio da unidade.  (Foto: Assessoria/Sejudh)Reeducandos foram retirados da cela e ficaram no pátio da unidade. (Foto: Assessoria/Sejudh)

O caso
Conforme a Polícia Civil, uma das suspeitas seria namorada de um dos fugitivos e teria ido levar bebida alcoólica ao companheiro na unidade prisional. Depois da entrega da bebida, as duas mulheres teriam ficado na frente da cadeia pública conversando com os agentes, que foram dopados por alguma substância química ainda não identificada pela polícia.

Depois da fuga, os agentes prisionais e o diretor da cadeia foram presos por facilitação da fuga. Os três estão na Cadeia de Santo Antônio do Leverger, a 35 km de Cuiabá, e vão responder por facilitação qualificada e peculato culposo pela subtração de armamento da cadeia, já que os detentos levaram da unidade três espingardas calibre 12, dois revólveres calibre 38 e várias munições.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/408273/visualizar/