Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 19 de Fevereiro de 2015 às 20:59

    Imprimir


O Palácio do Planalto informou nesta quinta-feira (19) que o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho, irá permanecer no cargo. De acordo com o Planalto, Coutinho aceitou convite feito pela presidente Dilma Rousseff para continuar no comando do banco.

Coutinho assumiu a Presidência do BNDES ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2007. À época, ele tomou posse prometendo dar “importância” aos projetos relacionados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

À frente do BNDES, Coutinho terá de enfrentar a nova política do governo federal de não mais fazer repasses do Tesouro Nacional para a instituição financeira. O objetivo dessa medida é impedir um crescimento maior da dívida pública. Nos últimos anos, o Tesouro injetou cerca de R$ 400 bilhões no BNDES para que o banco realizasse empréstimos ao setor produtivo com juros subsidiados.

Nesta quarta-feira (18), em Nova York, esta política foi reiterada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Segundo ele, os empréstimos do Tesouro para o BNDES não são mais instrumento de política econômica. "O BNDES vai buscar outras formas de captar dinheiro", afirmou Levy na ocasião.

Neste ano, o BNDES também passou a cobrar juros maiores nos empréstimos do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que contém linhas para investimentos de empresas com juros subsidiados. Além disso, também diminuiu o percentual do bem a financiado. Com essa medida, o governo busca diminuir o pagamento de subsídios para tentar atingir a meta fiscal de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, o equivalente a R$ 66,3 bilhões para todo o setor público consolidado.

Em 14 de janeiro deste ano, em meio às negociações para definir os presidentes dos bancos públicos no segundo mandato, a presidente Dilma recebeu no Palácio do Planalto Luciano Coutinho e Aldemir Bendine. No último dia 10, a presidente Dilma anunciou a troca no comando da Caixa Econômica Federal. No lugar de Jorge Hereda, assumiu a ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior.

Além de Coutinho e Miriam à frente do BNDES e da Caixa, ainda há expectativa sobre os anúncios dos presidentes dos bancos do Brasil (BB) e do Nordeste (BNB). O ex-presidente do BB Aldemir Bendine foi anunciado para assumir o comando da Petrobras no último dia 6, no lugar de Graça Foster, que renunciou em meio a denúncias de irregularidades na estatal.

Perfil

Nascido em Pernambuco, Luciano Coutinho é mestre e doutor em economia pela Universidade de Cornell (EUA) e professor licenciado da Universidade de Campinas (Unicamp). Especialista em economia industrial e internacional, ele já publicou artigos no Brasil e no exterior.

Entre 1985 e 1988, Coutinho foi secretário-executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia. No período, ele participou da estruturação da pasta e atuou na implementação de políticas voltadas a áreas consideradas de “alta complexidade”, como biotecnologia, informática, química fina, mecânica de precisão e novos materiais. Em 1994, o presidente do BNDES coordenou o Estudo de Competitividade da Indústria Brasileira, que mapeou o setor industrial brasileiro.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/408541/visualizar/