Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 21 de Fevereiro de 2015 às 11:51

    Imprimir


O deputado estadual Zeca Viana (PDT) considerou “erradas” as exonerações em massa ocorridas na Assembleia Legislativa promovidas pela nova Mesa Diretora presidida por Guilherme Maluf (PSDB). O pedetista, que chegou ensaiar uma candidatura a presidente e depois recuado, ressaltou que a recontratação de parte destes servidores provoca um descrédito para atual gestão. 


Viana disse que já conversou com Maluf e havia alertado que esta não era a forma correta, pois gera uma tensão na Assembleia e uma expectativa negativa para os funcionários da Casa. Ele ressalta que os membros da Mesa Diretora sabem que vão ter de recontratar e lembrou que parte dos exonerados estão há mais de 10 anos no Legislativo.

“A demissão em massa não é a forma correta. Conversei com o Maluf e sugeri que primeiro fizesse o mapeamento de quem estava trabalhando, para depois fazer as demissões necessárias. Dá um ar de descrédito para a própria Mesa Diretora demitir e depois recontratar, além de criar uma tensão desnecessária, mas se eles acharam que era o melhor caminho, eu não faria dessa forma”, afirmou Viana.

Em função da demissão em massa, na semana passada a Assembleia não realizou sessões e a previsão é de que as recontratações ou novas nomeações ocorram somente para março, portanto poderá atrapalhar também o andamento dos trabalhos legislativos.

A recontratação e novas nomeações ainda dependem de um estudo que será elaborado pela comissão criada para discutir a reforma administrativa da Casa. O grupo é liderado pelo deputado Eduardo Botelho (PSB), primeiro vice-presidente do Legislativo.

Ainda não há um dado concreto sobre quantos funcionários podem retornar às atividades. Devido a indefinição, Viana ressalta que tem conversado com alguns servidores e a situação é complicada, pois eles estão apreensivos. O parlamentar reforça que a Casa pode ficar paralisada até que estes problemas sejam resolvidos.

Outro parlamentar que tem criticado as demissões é Emanuel Pinheiro (PR), que também está no grupo de oposição à Mesa Diretora, e ele informou que colocará o assunto em discussão na reunião do Colégio de Líderes que deve ocorre na terça-feira.

A Mesa Diretora tem ainda outro dilema: a contratação dos aprovados no concurso público realizado ano passado pela Assembleia Legislativa.

Uma comissão de aprovados tem atuado para garantir a convocação deles, mesmo os que estão na lista de reserva. Maluf já recebeu o grupo e estuda a possibilidade de prorrogar a validade do concurso. 





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/408632/visualizar/