Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 14 de Março de 2015 às 07:13

    Imprimir


Reprodução/Internet

A produção de sementes de soja no Brasil cresceu 188% nos últimos 10 anos, enquanto a área destinado ao plantio apenas 132%. O aumento da produção, sem a abertura de novas áreas, foi possível em decorrência a produtividade. O desempenho da semente de soja foi um dos assuntos debatidos durante a posse da nova diretoria da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS), no dia 10, em Brasília (DF).

A produção e o mercado de sementes foram abordados em palestras proferidas pelo consultor da AgroConsult, André Pessoa, e pelo consultor da ABRASS, Daniel Glat.

De acordo com André Pessoa, a semente de soja é hoje a principal chave para o crescimento da produção. “Não há como a produção ter mais incremento de área. O que pode crescer daqui em diante é a produtividade, e a semente é a chave para isso. A base da produtividade começa em uma boa semente”.

Hoje, 70% da produção de sementes de soja no Brasil concentra-se em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, além do Distrito Federal.

Conforme o consultor da ABRASS, Daniel Glat, o setor sementeiro de soja gera ao ano entre R$ 4 bilhões e R$ 5 bilhões. O segmento gera, ainda, mais de 200 mil empregos diretos e indiretos.

Posse

A posse da nova diretoria da ABRASS, biênio 2015/2016, foi realizada na terça-feira (10), em Brasília. Em meio aos novos diretores estão os produtores de Mato Grosso Jorge Soares, como vice-presidente, e Gladir Tomazelli, como diretor secretário.

A solenidade de posse contou com presenças de diversas entidades, além de autoridades como os senadores mato-grossenses Blairo Maggi e José Medeiros e dos deputados federais de Mato Grosso Nilson Leitão, Adilton Sachetti e Ezequiel Fonseca.

“A ABRASS trabalhará incansavelmente pelo reconhecimento da importância do produtor de semente de soja, pela melhor regulamentação política do setor, por práticas cada vez mais sustentáveis, por um mercado justo e equilibrado e, principalmente, por um alto padrão de qualidade da semente produzida no Brasil”, pontuou em discurso o presidente da ABRASS, Marco Alexandre Sousa.

Segundo o senador Blairo Maggi, "O multiplicador de semente tem uma responsabilidade muito grande dentro da cadeia de soja".





Fonte: AgroOlhar

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/409177/visualizar/