Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Carros & Motos
Terça - 07 de Abril de 2015 às 10:58

    Imprimir


Foto: Rafael Reston/ Arquivo Pessoal

Rafael Reston afirma que levou quatro anos para concluir batmóvel

Rafael Reston afirma que levou quatro anos para concluir batmóvel

As ruas de Uberaba ganharam ares de Gotham City quando o designer e engenheiro Rafael Reston tirou o carro da garagem para um passeio durante o fim de semana. O uberabense é o criador de uma réplica em tamanho natural do Batmóvel. O carro tem todas as características similares às do veículo do personagem Batman. Foram quatro anos desde o projeto iniciado do zero até à conclusão em outubro do ano passado.

Formado em engenharia e pós-graduado em design automotivo, o uberabense afirmou que a paixão por veículos é evidente desde os quatro anos, quando já montava carros com peças de brinquedo. O estímulo vindo do pai, que sempre gostou do tema, levou Rafael a fazer dos sonhos de infância uma profissão. Segundo o designer, a criatividade do Batman foi um dos motivos que levou a se encantar pelo universo do super-herói.

“Sempre gostei muito do Batman por ser um dos poucos super-heróis que não é ‘super’, ou seja, não tem poder algum. É bilionário e inventa tudo que usa, e isso me fascinava. Fazer esse modelo específico do batmóvel sempre foi um sonho, pois lembro exatamente quando fui ao cinema ver o filme: tinha dez anos e saí do cinema mais louco com o batmóvel do que com qualquer outra coisa, inclusive o personagem. Desde então sempre tive a vontade de fazê-lo e quando a coragem apareceu, peitei o desafio”, relatou.

O veículo customizado esteve exposto pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo, no fim do ano passado. Segundo Rafael, a criação foi toda concebida em Uberaba e nasceu despretensiosamente com lápis e papel. Uma das poucas referências foi na parte mecânica com uma adaptação do motor V8, utilizado no modelo Mustang a partir da década de 1970.

“O projeto do batmóvel foi criado 100% do zero, literalmente de um rabisco de papel. Chassis, mecânica, carroceria, tudo foi criado exclusivamente para esse modelo. A base mecânica é motor de Mustang v8 5.0, mas utilizei peças de outros carros em outras partes como suspensões, entre outros. O carro foi totalmente construído em Uberaba, basicamente mão-de-obra minha e de alguns mecânicos especializados em certas áreas que ajudaram na construção”, afirmou.

Novos projetos
A visibilidade do Batmóvel se tornou fonte de rende através da participação em eventos fechados, apresentados e testes drive. O empresário e designer afirma não ter planos de mais réplicas do carro e nem de ajustes. “Não falo em valores de construção, mas o carro esta avaliado hoje em cerca de R$ 1 milhão, e não cogito fazer copias. Esse é um veiculo único, tanto pela dificuldade quanto pela exclusividade. Batmóvel é quase um membro da família. Não tenho planos, é um sonho realizado”, destacou.

No que depender do uberabense, as engenhocas em referências ao universo do super-herói morcego não devem parar tão cedo. O plano agora é completar a coleção com uma versão histórica e outra em duas rodas. “Possuo diversos veículos antigos e customizados, e outros em construção ainda como o hot rod do Coringa, um Mercury 51 chopped, com teto rebaixado em cinco polegadas, e por ai vai. Estou agora terminando mais um Batmóvel, esse da série de TV dos anos 1960, criado em com base de um Galaxie e que, daqui cerca de um mês, deve estar pronto, e também a moto Batpod do filme 'Cavaleiro das Trevas'”, adiantou.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/410698/visualizar/