Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 17 de Setembro de 2012 às 10:28
Por: Iara Vilela

    Imprimir


Dhiego Maia/G1
Com 86 metros de queda d
Com 86 metros de queda d"água, cachoeira do Véu de Noiva é um dos cartões postais do Parque Nacional de Chapada

Os principais pontos turísticos do Parque nacional de Chapada dos Guimarães, distante 60 km de Cuiabá, permanecem fechados por conta do incêndio que atingiu a reserva durante oito dias. De acordo com a administração do parque, o Morro de São Jerônimo, Circuito das Cachoeiras e a cachoeira Véu de Noiva devem continuar sem receber a visita dos turistas até que o prejuízo causado pelo incêndio seja calculado e reparado.

Ao G1, Sandro Benevides do Carmo, que atua na gerência do fogo do parque, afirmou que antes do parque ser reaberto, as atrações vão passar por uma vistoria. “Vamos verificar o estado das trilhas e também se alguma estrutura de passagem ou ponte foi danificada”, explicou.

Brigadistas tentaram combater incêndio por 8 dias. (Foto: Robson Luiz / Prefeitura de Chapada dos Guimarães)
Brigadistas tentaram combater incêndio por 8 dias (Foto:
Robson Luiz / Prefeitura de Chapada dos Guimarães)


 

Ainda segundo ele, a entrada de turistas em alguns pontos do parque só será permitida depois que os reparos nas estruturas atingidas pelo fogo sejam feitos. “Se for necessário, faremos a manutenção. Só vamos liberar a visitação quando houver segurança”, garantiu.

A previsão é de que a visitação seja retomada na quarta-feira (19). “Essa avaliação completa deve ser feita entre hoje e amanhã [segunda e terça-feira]. Depois disso o parque deve ser reaberto”, afirmou Benevides.

Incêndio
O incêndio que consumiu uma área equivalente a três mil campos de futebol durante oito dias foi controlado neste domingo (16) pelos brigadistas e bombeiros que atuaram no combate ao fogo.  O incêndio começou no dia 7 de setembro e atingiu áreas que ficam no entorno do parque. Cerca de quatro dias depois, o fogo avançou para dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/41245/visualizar/