Repórter News - www.reporternews.com.br
Noticias da TV
Segunda - 10 de Agosto de 2015 às 09:35

    Imprimir


RIO - O médico Drauzio Varella começa neste domingo, no “Fantástico”, uma nova série. Em “Qual a diferença?”, ele mostrará os desafios e conquistas de quem tem Síndrome de Down. O comando da atração, desta vez, é dividido com o judoca e ator Breno Viola, de 34 anos, que tem Síndrome de Down, fez o filme "Colegas" e é ativista da ONG Movimento Down.

São cinco episódios que percorrem da infância à velhice, abordando temas como saúde, convívio, educação, trabalho, sexualidade e relacionamentos. Breno mostra o ponto de vista de quem lida com as limitações da síndrome, mas ao mesmo tempo mostra que é possível ter uma vida plena, produtiva e feliz.

- Nos últimos anos, com os avanços da medicina e de técnicas de estímulo intelectual, houve uma grande transformação no que é viver com a Síndrome de Down. Isso começa a ser desvendado agora. No passado, eles ficavam trancados em casa e viviam até no máximo 30 anos, com muitos problemas de saúde. Hoje você vê pessoa com Down chegando aos 60 e poucos anos. E, com isso, aumentou o interesse em entender esse universo. A tendência é você considerar todas essas pessoas inaptas e pensar que não vão se inserir nunca, que não há lugar para elas. Mas essas limitações existem para todos nós, não é? Se me puserem em um laboratório de física quântica, eu vou me atrapalhar. O ponto fundamental é a aceitação das diferenças, isso que a série vai trazer - conta Drauzio, que, durante as entrevistas para a série feitas ao longo do ano, percebeu que a inserção de pessoas com Down na vida cotidiana é um fato novo, já que há 10 anos, por exemplo, eles estavam menos presentes no mercado de trabalho.

Breno comemora sua experiência no quadro do "Fantástico":

- Estou muito feliz em participar deste quadro. Nunca tive a experiência de repórter e, para mim, foi um grande desafio. O Drauzio é fora de série, não teria ninguém melhor que ele para este trabalho. Agradeço também a toda a equipe do Fantástico. A minha expectativa é que as pessoas vejam de uma forma mais simples o universo Down. Gostaria que a série ajudasse a acabar com o preconceito, a violência e a discriminação”, revela, emocionado.

Drauzio comemora a participação do Breno na série e conta que se emocionou com o novo trabalho:

- É a única forma de mostrarmos como as pessoas com Down vivem com suas limitações e encaram os desafios. Achei fantástico humanizar esse tema convidando o Breno para ser o apresentador comigo. Sou a pessoa que mais aprendo neste trabalho. Me emocionei e me surpreendi muito. Não tinha uma visão tão clara quanto adquiri nesses meses. Uma sensibilidade enorme que essas pessoas têm, principalmente os personagens femininos, que são muito frágeis e delicados.





Fonte: O Globo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/417291/visualizar/