Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 10 de Agosto de 2015 às 17:38

    Imprimir


Os municípios de Colíder, Juara, Sorriso e Sinop vem registrando condições de "péssima qualidade do ar", provocada pela seca. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam alta concentração de partículas sobre essas cidades. O tempo seco e a ausência de ventos, agravados por fenômenos como o El Niño, poderá piorar o clima também na Capital, neste mês de agosto.


A Nasa divulgou a previsão de risco de queimadas para a floresta amazônica em 2015. O episódio acontece em virtude da intensificação do fenômeno El Niño, que torna mais quente as águas do oceano Pacífico e provoca a supressão de chuvas no leste da Amazônia. O risco maior de queimadas está em Mato Grosso, Maranhão e Pará.

Responsável pelo acompanhamento no Estado, o coordenador de monitoramento da qualidade ambiental, Sérgio Batista de Figueiredo, explica que o fenômeno propicia condições atmosféricas favoráveis à poluição, com criação da nuvem de fumaça, chamada de 'smog'.

A fumaça emitida pelas queimadas ao encontra situações de relevo, como Cuiabá, baixa umidade do ar e ausência de ventos, provoca a ocorrência do fenômeno smog.

Apesar de ser mais comum em grandes centros como São Paulo, o índice de poluição registrado em Cuiabá já superou o paulistano, em 2007. "Smog é perda de visibilidade causada pela poluição. Provoca, por exemplo, o fechamento de aeroporto e danos à saúde, com a incidência de problemas circulatórios e de respiração".

Para evitar nova ocorrência, o Comitê de Gestão do Fogo vai definir ações de prevenção às queimadas em todo Estado. O grupo é multidisciplinar e envolve diversos órgãos estaduais e municipais.

Crime
Queimar na área urbana é crime, com aplicações de penas e atuações conforme a legislação municipal. Na área rural, o Decreto nº 191, publicado no Diário Oficial de Mato Grosso, proíbe o uso do fogo para manejo do solo entre 15 de julho a 15 de setembro, com pena que pode variar entre 6 meses e 4 anos de prisão, com autuações de R$ 7,5 mil (vegetação nativa) ou R$ 1 mil (pastagem e agricultura) por hectare queimado.


Serviço
As queimadas urbanas ou rurais podem ser denunciadas na ouvidoria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), através dos telefones 0800 65 3838 e 193 do Corpo de Bombeiros ou diretamente nas secretarias municipais de Meio Ambiente.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/417335/visualizar/