Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Turismo
Terça - 11 de Agosto de 2015 às 13:08

    Imprimir


O turismo no Vale do Araguaia ganhou importante reforço com as ações firmadas pelo governador Pedro Taques durante visita nesta segunda-feira (10) a municípios da região. Com amplo potencial turístico, a região necessita de instrumentos básicos para que essa vocação se fortaleça e firme como segmento econômico de destaque.


Taques assinou em Barra do Garças convênios para a construção de um centro de eventos e revitalização da orla do Porto do Baé, às margens dos rios Garças e Araguaia, ambos em Barra do Garças. A revitalização da orla representa um investimento de R$ 12 milhões viabilizados por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur), uma linha de crédito criada pela Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para infraestrutura turística.

Levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) mapeou 38 atrativos turísticos no polo Araguaia. E são esses atrativos aliados a obras de infraestrutura e acesso que podem ajudar na transformação e fortalecimento econômico da região, como ressaltou o governador durante audiência pública na Câmara Municipal para prestação de contas à população da cidade. “Estamos firmando compromissos que fiscalizaremos ponto a ponto, para que a capacidade turística seja devidamente aproveitada pelo cidadão e o turismo tenha sua capacidade de gerar renda e economia”, observou Pedro Taques.

A obra no Porto de Baé será um marco divisor do turismo como atividade econômica para o município, pois proporcionará a moradores e turistas acesso às belezas naturais do rio Garças. Já o Centro de Eventos vai atender a uma demanda já existente para eventos de negócios e terá capacidade para 400 participantes. “Com essas ações reforçando a importância do turismo para a região”, observou o secretário adjunto de Turismo do Estado, Luis Carlos Nigro.

Outra obra do turismo já entregue foi a revitalização do Centro de Atendimento ao Turista, que funciona às margens do rio Garças. No local, o Estado entregou ao município painéis turísticos que destacam as potencialidades da região.

Reabertura do Parque da Serra AzulOutra ação que contribuirá para o ordenamento turístico no Araguaia será a reabertura do parque, unidade de conservação estadual localizada em Barra do Garças. O governador formalizou junto com o prefeito Beto Farias um termo de compromisso apresentando o cronograma das ações que já estão em andamento, para que seja possível reabrir o parque à população.

“Não vamos dar datas, mas firmar nosso compromisso de devolver à população um lugar ordenado conforme deve ser legalmente”, frisou o governador.

No cronograma constam a reforma e ampliação da guarita principal do parque; elaboração de projetos e execução da adequação da estrada até o mirante do Cristo, do ordenamento do mirante e do centro de visitantes, com compra de equipamentos para sua operacionalização; e da adequação da trilha das cachoeiras. Também são fundamentais a desapropriação do Clube da Maçonaria (que será aberto à população); contratação de empresa especializada para estudo de viabilidade de concessão dos atrativos turísticos; contratação de no mínimo três monitores/guardas de parques e de uma brigada para prevenção e combate a incêndios florestais; e aquisição de um veículo 4x4. O conselho consultivo da unidade já está em funcionamento.

A gerente do parque e analista ambiental da Sema, Cristiane Schnepfleitner, explicou que a reabertura da unidade somente é possível pela união de instituições – Estado, município, MPE e Assembleia Legislativa. “Trabalhamos com três pilares que são a preservação e conservação ambiental e o uso público. Muitas ações já estão em andamento para que ao término delas seja possível que o parque volte à população adequadamente”, explicou.

O prefeito Beto Farias considera que as obras lançadas pelo Governo vão auxiliar fundamentalmente no fomento ao turismo e promoção do desenvolvimento econômico. "Fico tranquilo com a franqueza do governador em afirmar que a obra não irá parar e que teremos um local digno para o turismo na cidade”.

Acompanham o governador na visita aos municípios do Vale do Araguaia os secretários Eduardo Chiletto, de Cidades; Permínio Pinto, de Educação; do Gabinete de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura; adjunta de Articulação Política da Casa Civil, Paola Reis; adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro; deputados estaduais Baiano Filho e Max Rusi, e prefeitos da região.





Fonte: Nortão Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/417399/visualizar/