Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 11 de Setembro de 2012 às 19:06

    Imprimir


Robson Luiz / Prefeitura de Chapada
Brigadistas trabalham no combate ao incêndio
Brigadistas trabalham no combate ao incêndio

As queimadas atingiram nesta terça-feira (11) o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso, a 60 km de Cuiabá. Focos de incêndio já consomem há quatro dias a vegetação na MT-251, rodovia que liga a capital ao município de Chapada, e alcançou a região conhecida como Morraria do Quebra Gamela, uma área de conservação ambiental. O local se localiza próximo a região do Coxipó do Ouro.

O diretor do Parque Nacional, Cecílio Pinheiro, disse em entrevista ao G1 que ainda não há precisão sobre a extensão da vegetação que já foi atingida pelo fogo nesta terça-feira. Ele ressaltou que atualmente há 35 brigadistas atuando no local, no entanto, mais 11 foram deslocados para auxiliar no combate às chamas. Seis deles são provenientes da estação Taiamã, em Cáceres, e cinco do Parque Iquê, em Juína.

Além disso, segundo o diretor, mais sete brigadistas que atuam na região da Serra das Araras, em Porto Estrela, também foram acionados para combater os focos em Chapada dos Guimarães a partir desta quarta-feira (12). “Toda a região do parque está coberta pela fumaça, que pelo desenho complexo da região, coberto pelas cadeias de morros, acaba prejudicando o clima e a visibilidade em todo o entorno de Chapada dos Guimarães"", relatou o diretor.

De acordo com Cecílio Pinheiro, as visitas aos pontos turísticos não foram interditadas e isso só ocorrerá se os focos de incêndio atingir os limites das cachoeiras e do Morro de São Gerônimo, um dos principais pontos de visitação. Equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também vão auxiliar no deslocamento dos brigadistas e equipamentos para as regiões de difícil acesso.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/41747/visualizar/