Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 26 de Maio de 2016 às 08:05
Por: Douglas Trielli - Mídia News

    Imprimir


Marcus Mesquita/MidiaNews
Max Russi: um dos problemas é a
Max Russi: um dos problemas é a "falta de experiência" da maioria dos secretários de Estado

Os 18 deputados estaduais que estiveram em um jantar promovido pelo governador Pedro Taques (PSDB), na noite de terça-feira (24), no Palácio Paiaguás, cobraram um perfil mais político no primeiro escalão da gestão tucana.

A principal reclamação foi em relação à "falta de experiência" da maioria dos secretários no tratamento dispensado à Assembleia Legislativa.

Um dos exemplos citados foi o fato de alguns secretários irem a municípios da base eleitoral de determinado parlamentar, sem convidá-lo a integrar a comitiva.

“O governador só falou que os deputados têm razão, concordou com tudo que os deputados falaram. E olha que os deputados foram duros ontem, inclusive o líder. E o governador concordou com tudo. Falou que era bom que os secretários estivessem lá [no jantar] para ouvir e que ia tomar providências necessárias. Se ele não resolvesse, os deputados da base não precisariam votar os projetos dele”, afirmou o deputado Max Russi (PSB) ao MidiaNews.

Durante a reunião, que durou mais de três horas, Taques afirmou que haverá novas mudanças em seu secretariado a partir de junho.

No próximo mês, o tucano deve enviar ao Legislativo a segunda etapa da reforma administrativa, com a proposta de extinção de secretarias e autarquias.

Ele explicou como serão feitas as mudanças no Paiaguás e pediu apoio dos parlamentares na aprovação do projeto.

É um secretariado muito técnico. Há um consenso de que a média de idade do secretariado precisa aumentar, precisa de gente de cabeça branca e careca no Governo

“O Governo vai fazer mudanças. Haverá mudanças no secretariado. Ele não adiantou quais as pastas serão extintas. Isso ficará para o mês de junho, quando o Governo encaminhar à Assembleia a sua mensagem sobre o novo organograma”, disse o líder do Governo na Assembleia, deputado Wilson Santos (PSDB).

“Houve a defesa da inclusão de políticos, de parlamentares, de ex-prefeitos, para dar velocidade, experiência... O que se nota é que há receio em decidir. É um secretariado muito técnico. Alguns, até pela primeira vez exercendo uma função pública. Há um consenso de que a média de idade do secretariado precisa aumentar; precisa de gente de cabeça branca e careca no Governo”, afirmou.

Chacoalhada

Apesar de defender que secretários de Estado já estiveram na Assembleia mais de 40 vezes, desde o ano passado, Wilson afirmou que a reunião serviu para “chacoalhar” o Governo.

“De fato, foi uma reunião importante, impactante. O governador não quis falar. Os 18 deputados falaram, e falaram firme. Não trouxeram nenhum fato novo, todos já eram de conhecimento do governador. Ao final, ao ouvir todos, depois de três horas, o governador disse que tomaria decisões”, disse Wilson.

Outras pautas

Ainda durante o encontro, Taques voltou a justificar o não-pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores públicos.

Afirmou não ter o dinheiro necessário para pagar o benefício, sem atrasar a folha salarial do próximo mês.

Além disso, ressaltou que irá fazer o possível para pagar as emendas parlamentares impositivas, no valor de R$ 4,6 milhões.

“Esse momento de diálogo com a base é importante, os deputados estaduais são representantes do povo e precisamos estar sempre alinhados com a vontade da população, por isso a importância de ouvi-los. Sobretudo, neste momento, em que os deputados vão nos ajudar a realizar as reformas que Mato Grosso precisa”, disse Taques aos deputados.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/419541/visualizar/