Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 17 de Junho de 2016 às 16:32
Por: MAÍRA NIENOW - Da Assessoria AL

    Imprimir


Os japoneses vieram ao Brasil em busca de oportunidades e trouxeram, junto com a vontade de trabalhar, sua arte, culinária, costumes, língua, crenças e conhecimentos que contribuíram com nosso país. E para manter viva a sua importância histórica, foi instituído em 2005 o Dia da Imigração Japonesa no Brasil, a ser comemorado todo 18 de julho. E, em Mato Grosso a data também celebra o Dia da Comunidade Japonesa, instituído pela lei 8.939/2008 de autoria do deputado Dilceu Dal’ Bosco.

A data foi escolhida por ser o dia em que oficialmente os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil em 1908 a bordo do navio Kasato Maru. Atendendo a um acordo entre os governos brasileiro e japonês, desembarcaram cerca de 165 famílias de japoneses. Grande parte era de camponeses de regiões pobres do Japão que vieram em busca de oportunidades de trabalho, com a expectativa de juntar recursos e retornar ao país de origem com condições de ter uma vida mais prospera.

Nos primeiros dez anos da imigração, aproximadamente quinze mil japoneses chegaram ao Brasil. Número que aumentou muito com o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Pesquisas indicam que de 1918 até 1940, aproximadamente 160 mil japoneses vieram morar em terras brasileiras. A maioria dos imigrantes se estabeleceu no estado de São Paulo e foi trabalhar nas plantações de café. Porém, algumas famílias espalharam-se para outros cantos do Brasil em busca de outras oportunidades que rendessem mais como, por exemplo, nas lavouras no norte do Paraná, no Pará pelas plantações de pimenta e na Amazônia pela produção de borracha.

Japão (Foto: Marcos Lopes/UNO Imagens)

Terras mato-grossenses - E foi justamente a oportunidade de produção da borracha que impulsionou a colonização nipônica na região atual do Mato Grosso. Eles chegaram aqui no inicio da década de 50, trazidos por Yassutaro Matsubara, e boa parte dos imigrantes era procedente de Okinawa, cidade natal de Matsubara. Mas vale lembrar que a colonização em solo mato-grossense começou muito antes da divisão de Mato Grosso (1977), por volta de 1910 para trabalhar na construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. E esses primeiros imigrantes nipônicos se estabeleceram na região sul do estado, em Campo Grande e Dourados.

Atualmente a comunidade japonesa estabelecida na Grande Cuiabá tem aproximadamente quatro mil descendentes e contam com a Associação Nipo-Brasileira de Cuiabá Várzea Grande para manter vivas as tradições e a cultura, seja oferecendo aulas de língua japonesa ou realizando regularmente atividades como kendo (arte marcial japonesa), Taiko (tambores japoneses) e beisebol, informou Tadafumi Takakura, presidente da associação. Ele explicou que atividades realizadas pela entidade são abertas para todos que se interessarem em conhecer ou aprender alguma delas.

Takamura enfatiza que “a data que homenageia a imigração e a comunidade japonesa é muito importante para celebrar essa interação cultural entre os dois países e manter em evidência a nossa história de chegada ao Brasil para as novas gerações”, afirmou.

Atualmente, o Brasil é o país com a maior quantidade de japoneses fora do Japão. Plenamente integrados à cultura brasileira, e que contribuem com o crescimento econômico e desenvolvimento cultural de nosso país.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/420180/visualizar/