Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 17 de Junho de 2016 às 16:45
Por: Jonas da Silva/Da Assessoria AL

    Imprimir


(Foto: Karen Malagoli/ALMT)
Reunião da Frente Parlamentar da Suinocultura
Reunião da Frente Parlamentar da Suinocultura

Além de mostrar um panorama do segmento em Mato Grosso, os suinocultores cobraram do governo Pedro Taques (PSDB) a implantação imediata da Guia de Transporte Animal (GTA) eletrônica como forma de não prejudicar a defesa sanitária no Estado diante da greve de servidores.

A conjuntura do setor, seus entraves e dados de produção foram apresentados durante a reunião da Frente Parlamentar da Suinocultura, nessa quinta-feira (16/6), na Assembleia Legislativa. Cerca de 40 pessoas, entre deputados e produtores debateram por cerca de duas horas melhorias para o setor.

Diretor Executivo da Associação dos Criadores de Suínos, Custódio Rodrigues, relatou perdas do setor com a falta da emissão das guias. “Estamos há quinze das tendo que tirar GTA a base de liminares. Ficamos sabendo de produtor que teve de R$ 2 milhões a R$ 3 milhões de prejuízo com frigoríficos sem poder abater animais”, conta.

A estimativa da associação é que em 15 dias o setor teve perdas de R $ 30 milhões, entre prejuízos de produtores, renda aos trabalhadores, comercialização e mercado que movimenta o segmento.

O coordenador da Frente Parlamentar da Suinocultura, deputado Zeca Viana (PDT-MT) também cobrou que o governo resolva a questão da GTA e chegue ao entendimento com servidores em greve. O deputado afirmou que vai pedir reunião com o ministro da Agricultura, senador licenciado Blairo Maggi, para tratar de temas urgentes para o setor, como custo do milho, principal matéria-prima da suinocultura

“A criação da Frente é para dar suporte à produção de carne suína em Mato Grosso. Temos que discutir a imediata implantação da GTA (Guia de Trânsito de Animais) para o setor, assim como já acontece na pecuária, porque a falta da recente emissão de guias está dificultando o transporte dos animais para outros estados”.

O presidente do Indea-MT, Guilherme Nolasco, argumentou que até setembro o Indea deve fazer validação da GTA eletrônica e de cadastramento de médicos veterinários como responsáveis técnicos de granjas de suínos.

Ele disse que o Estado tem 60 convênios com prefeituras para facilitar a inspeção e fiscalização animal. Ele afirmou que protocolou na Procuradoria Geral do Estado um documento para pedir providências quanto ao fato de que técnicos em greve não deixam os 30% que querem trabalhar.

Já o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em MT, José de Assis Guaresqui, explicou que aguarda uma análise interna para definir se mantém convênios com prefeituras em que a lei exige funcionários de carreira dos municípios como responsáveis técnicos de granjas ou se a defesa sanitária deverá ser feita só por servidores de carreira do ministério.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/420181/visualizar/