Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 27 de Junho de 2016 às 14:20

    Imprimir


Grupo Tibanaré circula com Andarilhos das Estrelas na zona rural de Poconé - Foto por: Divulgação/TibanaréGrupo Tibanaré circula com Andarilhos das Estrelas na zona rural de Poconé

Boé – Nos Tempos do Garimpo, da Cia Teatro Faces de Primavera do Leste, iniciou a segunda-feira (27.06) com apresentação agendada no Centro Juvenil de Poxoréu. Logo mais, às 16 horas, o Grupo Tibanaré circula com Andarilhos das Estrelas na zona rural de Poconé, precisamente, na Comunidade Chumbo.

Já na terça-feira (28), a Orquestra Cuiabana de Choro volta a se apresentar. Dos concertos realizados em quatro municípios, eles retomam o contato com o público ao realizar uma roda de choro a partir das 19 horas, no Gran Bazar Pac, na Praça da Mandioca, em Cuiabá. Assim como os espetáculos de teatro, também neste evento a entrada é gratuita.

Todos os três projetos têm como similaridade o incentivo à produção e circulação artística da Secretaria de Estado de Cultura, via edital Circula MT, que abre inscrições para a edição 2016 nesta semana.

De acordo com um dos idealizadores da Orquestra, Eduardo Fiorussi, a roda de choro faz parte das atividades da Orquestra, como projeto de extensão universitária, principalmente em locais públicos, gratuitas e com a possibilidade de participação de músicos que não integram o grupo.

“A ideia é vivenciar a cultura musical brasileira de uma forma diferente do que em teatros, bares e casas de shows, por exemplo”, explica Fiorussi.

E a música vem acompanhada de literatura e artes cênicas no projeto do Grupo Tibanaré, que chega à Comunidade Chumbo, em Poconé, a partir das 16 horas desta segunda-feira. Eles seguem com atividades na cidade até a quarta-feira (29).

O projeto do cortejo cênico-musical da companhia de teatro revela a fusão de cantigas, poesias e a experiência teatral que promove o contato direto entre artista e plateia.

O espetáculo produzido para espaços não-convencionais e especialmente, para a rua, propõe a encenação de poesias selecionadas de artistas regionais, como Aclyse de Mattos, Airton Reis, Ivens Scaff, Lucinda Persona, Marta Cocco e Vera Capilé. O cortejo é embalado por trovinhas cuiabanas (canto regional) e cantigas tradicionais de roda.  





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/420711/visualizar/