Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 09 de Julho de 2016 às 13:29
Por: André Souza Do G1 MT

    Imprimir


(Foto: Fernando Augusto da Silva/Arquivo Pessoal)
Lobo-guará foi fotografo em parque de Cuiabá
Lobo-guará foi fotografo em parque de Cuiabá

Um lobo-guará foi fotogrado neste sábado (9) em uma trilha de caminhada no Parque Zé Bolo Flô, em Cuaibá. Segundo o analista de sistema da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Alexandre Batistella, o vigia do parque foi quem avistou o animal pela primeira vez nas trilhas.

O lobo-guará ainda não foi capturado, no entanto, uma força-tarefa da Sema tenta encontrar o animal.

Segundo a secretaria, o parque tem uma extensão de 10 a 15 hectares de cerrado, o que dificulta a localização do animal. No entanto, uma força-tarefa tenta capturar o animal para avaliações médicas e análises.

O lobo-guará foi visto seis vezes nas trilhas usadas pelas pessoas para caminhadas. De acordo com Batistela, o animal tem cerca de um metro de comprimento e é quase um lobo adulto. As pessoas que caminhavam pelo local, chegaram a se assustar com o visitante inusitado.

Ainda segundo Batistela, a aparição da espécie não é comum, já que o animal é ameaçado de extinção. "Não é comum ver um lobo-guara. Aparições assim provam que a área de mata está em bom estado de conservação", afirmou.

O animal aparece na lista de animais ameaçados de extinção realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com estado de conservação vulnerável. Estudos do órgão revelam que há uma grande possibilidade do animal estar extinto em 100 anos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/421253/visualizar/