Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 22 de Julho de 2016 às 16:30
Por: Da France Presse

    Imprimir


(Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)
Papa Francisco acena durante a oração de Angelus na praça de São Pedro, no Vaticano, no domingo (3)
Papa Francisco acena durante a oração de Angelus na praça de São Pedro, no Vaticano, no domingo (3)

O Papa Francisco convidou as milhares de freiras que vivem enclausuradas a não se deixarem "dissipar" pela internet. Nesta sexta-feira (22), foram divulgadas as novas regras sobre a "vida contemplativa".

"Em nossa sociedade, a cultura digital influencia decisivamente a formação do pensamento. Este clima cultural não deixa incólumes as comunidades contemplativas", escreveu o papa na sua Constituição Apostólica Vultum Dei quaerere (a busca do rosto Deus).

Estas novas regras dizem respeito a cerca de 35 mil religiosas em clausura em cerca de 4 mil monastérios, a maioria na Itália e Espanha.

"Estes meios podem certamente ser instrumentos úteis, mas peço-lhe o discernimento prudente, a fim que sejam colocados a serviço da formação à vida contemplativa, e não de ocasiões de dissipação e fuga da vida fraterna em comunidade, nem prejudiciais para a sua vocação ou um obstáculo à sua vida inteiramente dedicada à contemplação", ressalta o pontífice.

Apesar de uma queda drástica das vocações, o Papa argentino pediu para não tentar "recrutar" religiosas do estrangeiro para preencher os mosteiros.

"Embora as constituições das comunidades internacionais e multiculturais manifestem a universalidade do carisma, devemos absolutamente evitar o recrutamento de candidatos de outros países com o único propósito de preservar a sobrevivência do mosteiro", disse o papa.

Jorge Bergoglio pede também que a oração seja realmente o "centro" da vida em comunidade.

Além disso, incentiva todos os mosteiros de ser parte de uma federação, que é uma "importante estrutura de comunhão entre os mosteiros que partilham o mesmo carisma, a fim que eles não permaneçam isolados".

"Para a comunidade dedicada à contemplação, o resultado do trabalho não é apenas garantir uma vida decente, mas também, sempre que possível, para atender às necessidades dos pobres e mosteiros necessitados", disse o papa.

A Constituição apostólica anterior, sobre a vida contemplativa das monjas do papa Pio XII, Sponsa Christi, foi publicada em 1950.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/421506/visualizar/