Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 31 de Agosto de 2012 às 13:45
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


José Riva se articula para concorrer à reeleição na Mesa sem chapa opositora
José Riva se articula para concorrer à reeleição na Mesa sem chapa opositora

    O deputado José Riva, cacique político do PSD, será reeleito presidente da Assembleia, em sessão na próxima terça, 3 de setembro, com apoio de ao menos 19 dos 24 deputados. Alguns, como Luciane Bezerra (PSB) e Walace Guimarães (PMDB), estão tentando montar chapa, mas encontram dificuldades de apoio. A tendência é de Riva garantir mais 2 anos no comando do Legislativo como candidato único. Ele aproveita que o foco da imprensa e da população está nas eleições municipais, para, sem alarde, fazer campanha pela recondução à Mesa.

    O Blog do Romilson apurou, com exclusividade, quem são os membros da chapa de Riva. Os nomes estão definidos, podendo haver apenas mudanças na ordem dos cargos. Em princípio, o grupo decidiu manter Romoaldo Júnior (PMDB) e Mauro Savi (PR) nos mesmos postos de hoje, que são de primeiro-vice-presidente e de primeiro-secretário, que é o posto mais importante, depois da presidência, afinal é o ordenador de despesas em um Legislativo que recebe mensalmente cerca de R$ 20 milhões de duodécimo. O segundo-vice-presidente será Sebastião Rezende, também do PR. A chapa se completa com Dilmar Dal Bosco (segundo-secretário), Walter Rabello, do PSD, como terceiro-secretário e o petebista Luiz Marinho no cargo de quarto-secretário.

 

 
   Como está a composição da
   chapa liderada por José Riva

   Presidente: José Riva (PSD)
   Primeiro-vice: Romoaldo Júnior (PMDB)
   Segundo-vice: Sebastião Rezende (PR)
   Primeiro-secretário: Mauro Savi (PR)
   Segundo-secretário: Dilmar Dal Bosco (DEM)
   Terceiro-secretário: Walter Rabello (PSD)
   Quarto-secretário:
Luiz Marinho (PTB)

 

   Curiosamente, a eleição da Mesa Diretora acontece com praticamente 6 meses de antecedência. A posse está programada somente para 1º de fevereiro.

    Dos 24 deputados, alguns ensaiam montar chapa de oposição. O grupo que inicialmente defende renovação e se manifesta nos bastidores em oposição a Riva é composto por Luciane, Walace, Ezequiel da Fonseca (PP), Zé Domingos (PSD) e Márcio Pandolffi (PDT), que substitui Zeca Viana. O problema é que nenhum deles se manifesta publicamente e, pelo visto, tendem a compor com o cacique do PSD. Ezequiel, por exemplo, vai até pedir licença e, em seu lugar, retorna o apresentador de TV Luizinho Magalhães, afilhado político de Riva. Walace está na bronca porque "patina" na disputa a prefeito de Várzea Grande e corre risco de ficar em desvantagem para o prefeito Tião da Zaeli, que tem apoio de Riva. Romoaldo Júnior, do mesmo PMDB de Walace, já teve uma conversa com o colega e o convenceu a apoiar a chapa única. Domingos também foi "enquadrado", sob argumento de que pertence ao mesmo partido de Riva e que não poderia sair do processo eleitoral como "traidor".

 

   PEC e permanência

 

  
Para ter legitimidade na disputa, o próprio Riva articulou aprovação da PEC 002/2012, permitindo reeleição de presidente da Assembleia. Agora, ele não tem mais obstáculo pela frente. Será a décima vez que o homem que começou na vida pública como prefeito de Juara comporá a Mesa e a sexta no cargo de presidente. Riva começou na Mesa como primeiro-secretário (95/96), na época em que a presidência estava sob Gilmar Fabris. Depois (97/98), assumiu o comando da AL, desta vez com Romoaldo Júnior na primeira-secretaria. No biênio 1999/2000 se reelege presidente, com Humberto Bosaipo de primeiro-secretário.

   De 2001 a 2002, volta à primeira-secretaria, num revezamento com Bosaipo. No biênio seguinte (2003/2004), reconquista a presidência da Assembleia, agora com o peemedebista Silval Barbosa como primeiro-secretário. Riva se reelege primeiro-secretário no biênio 2005/2006, com Silval na cadeira de presidente.

   No início de 2007, reconquista a primeira-secretaria, com Sérgio Ricardo na presidência. Depois, consegue antecipar a eleição da Mesa em praticamente seis meses e, em setembro de 2008, reconquista a presidência. Chegou a ser cassado, o que permitiu a Mauro Savi comandar a AL.

   Vieram as eleições gerais de 2010 e Riva assegura votação histórica e volta à presidência, com Sérgio de primeiro-secretário. Com a renúncia de Sérgio para se tornar conselheiro do TCE, Savi assume a primeira-secretaria e passa a formar dupla com Riva. Agora, os dois fecham chapa para "esticar" o mandato na Mesa ao menos até dezembro de 2014.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/42536/visualizar/