Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 11 de Julho de 2017 às 21:24
Por: Rose Domingues, repórter Sema MT

    Imprimir


Divulgação/Gcom

O Governo do Estado lança, nesta quarta-feira (12.07), às 15h, o ‘Plano integrado de ações de prevenção e combate às queimadas e aos incêndios florestais em Mato Grosso para 2017’ e, paralelamente, de intensificação das campanhas de fiscalização ao desmatamento ilegal. O lançamento ocorre no Parque Estadual Massairo Okamura, onde fica a base do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Na mesma ocasião, também será feito o lançamento do 5º Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, com a previsão de formação de 39 bombeiros, que atuarão na formação de 650 brigadistas civis, dos quais 130 serão empregados diretamente nas brigadas municipais mistas.O período proibitivo deste ano começa no sábado (15.07) e segue até 15 de setembro, podendo ser prorrogado devido às condições climáticas. Nos últimos dois anos, a proibição seguiu até outubro.

O anúncio do cronograma de trabalho será feito pelas instituições que compõem o Comitê do Fogo de Mato Grosso e envolve ações de prevenção, fiscalização e combate na Capital e nos municípios do interior. Entre elas, estão a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Corpo de Bombeiros Militar.

De 1º de janeiro a 30 de junho, Mato Grosso já registrou 5.165 focos de calor, montante 23,8% inferior ao contabilizado no mesmo período do ano passado, que chegou a 6.785 focos de calor. Na Amazônia Legal, a redução chega a 41%, com um decréscimo de 19.170 para 11.296 focos de calor no mesmo período.

Apesar das reduções nos focos de calor, o estado ainda ocupa primeiro lugar no ranking dos nove estados amazônicos, seguido por Tocantins (2.311), Maranhão (1.407) e Pará (1.121). Isso serviu de alerta para o Governo do Estado reforçar a estrutura de trabalho e os investimentos, que devem chegar a R$ 3 milhões, entre recursos do Comitê do Fogo, que é presidido pela Sema, e Corpo de Bombeiros. O valor representa quase o dobro de investimentos do ano passado.





Fonte: Sema MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/425380/visualizar/