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Cidades/Geral
Quinta - 30 de Agosto de 2012 às 14:48

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Apenas três de 17 modelos de carros avaliados pela PROTESTE Associação de Consumidores já saem de fábrica com dispositivos instalados na  dianteira e traseira para atenuar danos nas peças estruturais em caso de impacto em baixa velocidade. Foi o constatou estudo com 17 veículos básicos da categoria hatch, o que demonstra falta de interesse das montadoras brasileiras em oferecer carros mais seguros e que evitem gastos excessivos com reparos.

 

Apenas sete veículos possuem o crash box como item de série, porém apenas o C3 Hatch, da Citröen, o J3 Hatch, da JAC, e o Novo FOX, da Volkswagen, apresentam o dispositivo tanto na parte traseira como dianteira do veículo. Os modelos Corsa Hacth, da Chevrolet, o Punto, da FIAT e o Novo GOL, da Volkswagen apresentam proteção extra apenas na parte dianteira do carro. O Nissan March é o único que tem o crash box apenas na traseira do veículo.

O valor do seguro de um carro com crash box pode ser mais barato, por conta da facilidade de reparação das peças.

 

O que é

O crash box é um absorvedor metálico, fabricado em aço ou alumínio, que pode absorver 90% da energia sem deformar as longarinas (peças estruturais que vêm atrás do para-choque).Ele é fixado junto com a travessa dianteira e traseira.

 

É um dispositivo que o consumidor não consegue optar no momento da compra, o modelo vem com ele ou não, não existe possibilidade de adquiri-lo se o item não vier de fábrica. Porém,  é essencial para minimizar os danos estruturais no veículo em caso de impacto em baixa velocidade, diminuindo os custos do reparo e aumentando a segurança do consumidor.

 

Item obrigatório na Europa

O dispositivo é usado no Brasil desde a década de 1990, mas ainda não é obrigatório no país. Na Europa, no entanto, todos os veículos devem sair de fábrica com esse dispositivo. A PROTESTE considera importante a obrigatoriedade do dispositivo como item de fábrica em todos os veículos, tanto na parte dianteira como na traseira, conforme a legislação de outros países.

 

A Associação de Consumidores levou os resultados desse estudo às organizações que representam as montadoras e aos órgãos governamentais competentes para reivindicar a presença do instrumento de segurança em todos os veículos vendidos no país.

 

Foram analisados os modelos Celta e Corsa Hatch, da Chevrolet, C3 Hatch, da Citröen, Mille, Novo Palio, Novo Uno, Palio, Palio Fire, Punto, da FIAT, Ford KA, J3 Hatch, da JAC, Nissan March, Peugeot 207 Hatch, Clio Hatch e Sandero, da Renault e Novo Fox e Novo Gol da Volkswagen.

 

O teste completo está disponível na 117ª edição da revista ProTeste de setembro de 2012, distribuída exclusivamente para os 250 mil associados, e no site www.proteste.org.br.





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