Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Agosto de 2012 às 13:23

    Imprimir


O bloqueio na BR-364 foi materializado por meio de duas barreiras formadas com paus, pedras e restos de pneus queimados. No espaço de cerca de um quilômetro entre uma e outra, improvisou-se uma nova área indígena.

“Nós montamos aldeias nas redondezas, onde alguns guerreiros descansam e outros cuidam dos nossos mantimentos. E espalhamos redes pelo mato para o pessoal dormir”, relata Genílson Kezomae.

Além das redes, dezenas de barracas de camping foram armadas no acostamento da rodovia. Ônibus e carros também são utilizados como dormitório.

Embaixo da ponte do rio Aricá, foi implantada a cozinha, que segue um ritmo industrial. No local, muitos fardos de arroz, feijão e amendoim. “É muita gente e muita comida”, disse a índia Marta Tipuici, da etnia Manoki, uma das 12 mulheres designadas para preparar a comida no turno de ontem.

Até o final da tarde, segundo ela, haviam sido preparados 60 quilos de arroz e 40 de feijão, além de 30 quilos de peixe. “Comida tem aí para o que for necessário. E, se faltar, nós mandamos trazer mais”.

A carne, por exemplo, estava quase no fim. “Estão chegando mais quatro bois lá das nossas aldeias” (RV)




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/42702/visualizar/