Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Sábado - 25 de Agosto de 2012 às 10:30

    Imprimir


O Bope tem várias barreiras, na Grande Cuiabá: dois membros do PCC foram presos na sexta-feira
O Bope tem várias barreiras, na Grande Cuiabá: dois membros do PCC foram presos na sexta-feira

Um homem e duas mulheres foram presos em flagrante, levando armamento pesado e milhares de munição para quatro dos 39 reeducandos que fugiram da Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, na madrgada da última segunda-feira (20).

A prisão aconteceu no final da de sexta-feira (24), na região do Rio Claro, no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 30 km de Cuiabá.

Segundo a Polícia Militar, o homem é apontado como membro da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

O outro homem seria de uma quadrilha especializada em assalto a banco na modalidade “Novo Cangaço” - o bando invadem as agências, atiram para intimidar a Policia e fazem reféns para escapar ao cerco..

Levados para a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Civil, os três foram autuados pelos crimes de facilitação de fuga, formação de quadrilha e porte ilegal de arma de uso restrito, devido ao armamento pesado.

Segundo os policiais, os três estariam a serviço dos fugitivos da Penitenciária Central, levando armamento e muita munição.

Ele estariam prontos a resistir ao cerco dos policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da PM, que estão com barreira na região do Portão do Inferno.

Na quinta-feira (23),  dois homens que dirigiam um Celta preto e um Fox branco tentaram furar a barreira, mas foram presos. Eles confirmaram que levariam quatro homens, sendo dois em cada automóvel, para Chapada dos Guimarães.

Conforme os dois homens – também presos pelo crime de facilitação de fuga -, os quatro estavam fortemente armados e entraram na mata quando perceberam uma barreira móvel da Polícia Militar, na rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251)

“Desde então, estamos cercando o local, na tentativa de localizar os fugitivos”, informou um dos policiais do Bope.

Na quinta-feira, ainda, os PMs detiveram um caseiro com duas espingardas. Havia a suspeita de que os fugitivos estivessem escondidos naquela região.

Na manhã deste sábado (25), o helicóptero da Polícia Militar vai ajudar nas buscas. Os militares já foram informados de que os fugitivos irão resistir e estão preparados para um confronto.

Além dos líderes, Sílvio César de Araújo, o “Cabelo de Bruxa”, de 37 anos, e Sérgio Nunes da Silva, o “Lacraia”, fugiram também Clóvis da Silva Veiga, Fernando Cícero de Oliveira Mendes ou Cicero Fernando Santiago Neto.

Os demais 18 foragidos estavam presos por roubo, furto,tráfico de drogas e homicídios.

Dos 10 integrantes da quadrilha do Novo Cangaço presos pela Polícia Civil, em janeiro do ano passado, somente os quatro estavam presos.

Um quinto integrante do bando, Sinval Machado Xavier está solto e estaria dando apoio na fuga, confirmando as suspeitas de que a fuga foi patrocinada pela quadrilha. Teria custado R$ 500 mil.

Sinval foi visto na madrugada de ontem, num dos dois carros abordados por PMs, na Rodovia Emanuel Pinheiro, próximo ao Portão do Inferno, junto com mais cinco fugitivos.

A divulgação da lista dos foragidos contraria também a Secretaria Adjunta de Gestão Penitenciária, que informou, horas após a fuga, que não havia integrantes do crime organizado no Raio 3, sendo os presos de maior periculosidade recolhidos no Raio 5.

Dos 22 detentos foragidos, cinco estão presos por homicídio e deveriam estar em outro Raio, uma vez que praticaram crimes diferentes de roubo ou mesmo furto.

A lista dos 22 fugitivos – e não 26 – foi divulgada três dias depois.

Conforme a direção da Penitenciária, 35 presos fugiram na ocasião e 13 foram recapturados em seguida, restando como foragidos 22.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/42829/visualizar/