Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 22 de Julho de 2018 às 17:33
Por: Fabiana Mendes/Olhar Direto

    Imprimir


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) apreendeu neste final de semana uma rede de pesca ‘quilométrica’ que estava instalada na baía de Siá Mariana, em Barão de Melgaço (a 109 quilômetros de Cuiabá). Além do material, a equipe localizou um barco usado para auxiliar a pesca ilegal.

Um vídeo que circula nas redes sociais, mostra o tamanho da rede, que ocupa grande parte de uma rua. O material foi localizado em um único barco. A Perícia Técnica (Politec) esteve no local para iniciar os trabalhos de analises. Nenhum responsável chegou a ser detido.

Os tipos de pesca proibidos por lei são: tarrafa, rede, anzol de galho, boia fixa, seva, arpão e estaca. Embora o período proibitivo já tenha acabo, o pescador deve portar a carteira de pesca, caso contrário está irregular com a lei vigente no país. A Sema é o órgão responsável para disponibilizar a carteira de pesca. Caso o pescador seja pego sem a carteira, o valor da multa varia de R$ 500 reais a R$ 2 mil.

A pesca com utilização da ceva (saco com milho ou soja utilizado para atrair os peixes) também é proibida. Quem for pego, será multado e terá seus equipamentos apreendidos pela fiscalização. A lei que regulamenta a prática da pesca é a lei de número 9.130/09 aprovada em maio de 2009, pela Assembleia Legislativa.

Veja vídeo do material apreendido:






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/428797/visualizar/