Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 31 de Julho de 2018 às 20:43
Por: Isabela Mercuri/Olhar Direto

    Imprimir


Aos 32 anos, o cuiabano Vinícius Gressana lançou seu quinto livro de histórias em quadrinhos no último domingo (29). Com apoio de amigos e fãs num financiamento coletivo, “Love Sucks” - uma comédia romântica sobre o caminho de superar o término de um relacionamento – estará à venda na Comic Com Experience, em São Paulo.



Vinícius começou a fazer quadrinhos em 2012, com webcomics (tirinhas publicadas em um site). Antes disso, já era fã e leitor voraz. “Postava tiras de segunda a sexta. Comecei a fazer tiras por inspiração da crescente cena de webcomics da época, como Will Tirando, Mentirinhas, Um Sábado Qualquer, entre outros. Eu admirava esses autores e, com o apoio dos amigos, resolvi me lançar na cena também”, contou ao Olhar Conceito.



Sua experiência de produção, na época, se limitava a algumas ilustrações editoriais, como cartilhas e panfletos. Então, foi necessário estudar um pouco antes de começar a produzir. “A ideia, quando comecei, era seguir o modelo dos sites de webcomics que já conhecia. Criando personagens próprios e publicando sem qualquer pretensão de criar uma narrativa estruturada. Ao longo do processo, me interessei pelo formato de tiras sequenciais, com uma narrativa mais fechada. Acabei gostando e criando séries com linhas do tempo que, não raramente, se cruzava”.



Em seu primeiro site, ‘Café do Feliz’, Vinícius publicou diversas séries, abordando temas do cotidiano como em ‘High School Sux’, em que estudantes se organizavam para combater os bullies do colégio, e ‘Punk the System’, sobre três amigos que tentavam emplacar o sucesso de sua banda. De vez em quanto, ele também abordava temas políticos.



Desde então, o autor já publicou quatro HQs impressas: duas zines compilando as tiras publicadas no blog, uma história na coletânea ‘Fliperamas’, uma antologia de autores independentes sobre videogames e "Tinta Fresca - Destino Traçado" (em formato graphic novel) em parceria com Digo Freitas.



‘Love Sucks’, a quinta HQ impressa, foi feita com financiamento coletivo por meio do site Catarse. “O projeto contou com 149 apoiadores, alcançando 151% da meta estabelecida. Foi uma experiência bem exaustiva, pois a campanha durou 45 dias. E é preciso criar constante engajamento entre o seu público pra conseguir o apoio necessário, estar sempre presente nas redes sociais, divulgando o projeto sempre que possível. Mandar releases pra diversos sites e até mesmo divulgar pessoalmente. Porém aprendi um bocado sobre estratégias de divulgação e sobre como estruturar uma boa campanha”, afirmou.



Agora, Vinícius vai lançar, em setembro, na Bienal de Quadrinhos de Curitiba, o segundo volume da série "Tinta Fresca", intitulada "Tinta Fresca - Linha de Frente", novamente em parceria com Digo Freitas (o criador original da série). Depois, quer começar ‘do zero’ um novo site de webcomics.



Acompanhe o trabalho do quadrinista na FAN PAGE, INSTAGRAM e TWITTER.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/428839/visualizar/