Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 17 de Agosto de 2012 às 11:20

    Imprimir


A Comissão de Educação também discutirá, com os ministros da Educação, Aloizio Mercadante; e do Planejamento, Miriam Belchior, a reestruturação da carreira docente e dos servidores técnicos administrativos das instituições federais de ensino. A audiência, aprovada na semana passada, foi solicitada pelo deputado Nilson Leitão e ainda não tem data para ser realizada.

A duas categorias vêm reivindicando reformas trabalhistas, com greves e manifestações. Das 59 universidades federais, 56 têm professores parados. A adesão é de 95% das instituições, segundo dados do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

A greve dos servidores técnicos administrativos atinge 34 dos 38 institutos federais de ciência e tecnologia em 22 estados, além dos dois centros federais de tecnologia e do Colégio Pedro II.

Carreira única - Os profissionais querem uma carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis, a partir do piso, para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese (atualmente R$ 2.329,35), e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho.

Outra reinvindicação é que a carreira permita que os professores atinjam o topo de sua carreira mais rapidamente, e não em data muito próxima de atingirem o tempo de contribuição mínima para a aposentadoria.

Também serão convidados para o debate o reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), João Luiz Martins; e a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Maria Lúcia Cavalli Neder.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/43381/visualizar/