Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 05 de Agosto de 2020 às 09:23
Por: Terra

    Imprimir


Duas fortes explosões deixaram dezenas de mortos e milhares de feridos na região portuária de Beirute, capital do Líbano, nesta terça-feira, 4. A possibilidade de um ataque ou um atentado foi descartada por autoridades, mas o acidente levou pânico a uma cidade traumatizada por anos de violência e guerra civil.

Explosão em zona portuária causou destruição em Beirute, capital do Líbano

Explosão em zona portuária causou destruição em Beirute, capital do Líbano

Foto: Aziz Taher / Reuters

Testemunhas relataram tremor e janelas quebradas em várias partes da capital do Líbano. As explosões foram sentidas em cidades vizinhas e até mesmo no Chipre, uma ilha mediterrânea situada a 240 km a noroeste de Beirute. Hospitais da cidade ficaram lotados e chegaram a recusar feridos por falta de capacidade para atendimento.

Confira a cobertura completa do caso:

O que aconteceu em Beirute?

Nesta terça-feira, as redes sociais foram inundadas por vídeos que mostravam uma 'nuvem cogumelo' no céu de Beirute. As informações iniciais falavam em uma explosão na região portuária da cidade. Na verdade, foram duas: a primeira, segundo a TV Al-Manar, veículo oficial do Hezbollah, foi causada por uma falha elétrica pouco antes das 18 horas (12 horas em Brasília). Ela teria provocado um incêndio em um depósito de fogos de artifício. Uma equipe de bombeiros foi enviada ao local para conter o fogo; alguns minutos depois, veio o segundo estouro.

Qual foi a causa?

De acordo com o governo, a segunda - e mais potente - explosão aconteceu quando o fogo causado pelo curto-circuito atingiu um estoque de 2,7 mil toneladas de nitrato de amônia, que havia sido confiscado de um navio e vinha sendo guardado no porto havia seis anos.

Para o físico Luiz Pinguelli Rosa, professor da Coppe/UFRJ, o tamanho da onda de choque gerada pela explosão foi surpreendente e indica que havia muito explosivo no local. "Em linhas gerais, tem-se uma explosão quando algo que tem um volume relativamente pequeno se expande e passa a ocupar um espaço maior. Essa onda de choque derruba paredes, prédios e pode esmigalhar uma pessoa", diz.

Onde aconteceu?

As explosões aconteceram no Porto de Beirute, mas atingiram diferentes pontos da capital, de Raouche, na orla do Mediterrâneo, a 6 quilômetros do porto, até o subúrbio de Rabieh, a 13 quilômetros de distância. O impacto também foi sentido em Nicósia, capital do Chipre, segundo relatos de testemunhas.

COMPARTILHE

INCORPORE

LINK

0:06

1:04

Imagens impressionantes mostram explosão em porto de Beirute, no Líbano





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/437440/visualizar/