Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 02 de Março de 2021 às 16:39
Por: Gilson Nasser/Folha Max

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), oficializou há pouco as medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavíruas em Mato Grosso. As medidas são mais flexíveis que as adotadas pelo Governo do Estado nesta segunda-feira.

As medidas anunciadas pelo prefeito entram em vigor nesta quarta-feira (3) e terão validade até 18 de março.

Conforme esperado, o toque de recolher será entre as 23h00 e 5h00 do dia seguinte. Neste período, está vedada a circulação de pessoas na Capital, exceto serviços essenciais.

Em relação ao funcionamento do comércio, ele dividiu por segmento. O comércio em geral (varejista, atacadista e shopping popular) poderão funcionar de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Os shoppings centers podem abrir todos os dias, das 10h às 22h. Já os prestadores de serviço poderão funcionar das 8h às 18h, também de segunda a sábado.

Bares e restaurantes poderão funcionar de segunda a domingo, das 11h às 22h. As lanchonetes e padarias funcionarão entre às 6h e 19h. Já as academias de ginástica funcionarão das 6 às 22h, de segunda a sábado.

As distribuidoras de bebidas funcionarão das 10h às 22h, vedado o consumo no local. Casas noturnas e boates não poderão funcionar durante a vigência do decreto.

Em live na sua rede social, o prefeito afirmou que a fiscalização será reforçada e as punições serão mais severas. Um projeto de lei foi encaminhado à Câmara Municipal que prevê multa de até R$ 60 mil. “Vamos ser rigorosos na fiscalização. Os bons não podem pagar pelos negligentes”, assinalou.

EQUILÍBRIO

Na live, o gestor municipal afirmou que as medidas visam o equilíbrio entre os cuidados com a pandemia, para reduzir os casos e mortes pela Covid-19, bem como manter as atividades econômicas. “O setor produtivo está no limite. Ainda não se recuperou da primeira onda da pandemia, ainda no ano passado”, assinalou.

“Senão será uma crise em cima de outra crise. Gera crise econômica, financeira, psicológica”, completou.

O prefeito destacou ainda que as medidas impostas pela prefeitura são as que estarão em vigor. Segundo ele, o STF já decidiu que as medidas sanitárias no território municipal são de competência da prefeitura.

Veja como funcionará as atividades econômicas:

Comércio em geral, varejista, atacadista e shopping popular - segunda a sábado – 8h às 18h

Supermercado e congêneres – segunda a domingo, das 6h às 22h

Prestadores de serviço em geral – 8h às 18h

Distribuidora de bebidas – segunda a domingo 10h às 22h vedado consumo no local

Conveniência em postos – das 10h às 22h, permitindo consumo sentado

Academias – segunda a sábado 6h às 22h – “Horário mais elásticos, porque quanto mais diminui os horários, mais concentração vai haver

Shopping – 10h as 22h de segunda a domingo

Bar, restaurantes – segunda a domingo das 11h às 22h

Lanchonetes, padarias – segunda a domingo das 6h às 19h

Clubes de lazer – 6h às 22h, vedada a prática coletiva que fomentem aglomeração





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/440943/visualizar/