Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 15 de Março de 2021 às 13:52
Por: Da Assessoria

    Imprimir


A diretoria e conselheiros aprovaram durante reunião plenária mensal do Regional Mato-grossense de n º 759, quinta-feira, 12 de março, a implantação do Programa Mulher no Crea Mato e entidades vinculadas ao Sistema Confea/Crea e Mútua. As coordenadoras da Comissão Crea Mulher do Regional, coord. a Eng. civil Marciane Prevedello Curvo e adjunto. Eng. Segurança do trabalho Giuvania Maria Soares foram escolhidas na primeira plenária do ano de 2021, realizada em janeiro.

O Programa Mulher no âmbito dos Regionais deverá abranger, preferencialmente, conselheiras regionais titulares e suplentes, presidentes ou representantes de entidades de classe registradas nos Creas que possuam, ou não, assento no plenário do Regional, representantes de instituição de ensino; diretoria da Mútua, representantes das inspetorias e mulheres com registro ativo no Sistema Confea/Crea.

Para melhor gestão deste Programa, sugere-se implantar o Comitê Gestor do Programa Mulher no âmbito do Regional, nos moldes do Comitê Gestor do Programa Mulher do Confea.

O Comitê Gestor Regional poderá ser composto por até sete profissionais com registro ativo no Sistema Confea/Crea, sendo um integrante membro da Diretoria da Mútua Regional.

Crea Mulher Confea- Com a implementação do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua, em agosto de 2019, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea assume o papel de coordenação e atuação no Sistema Confea/Crea e Mútua com o intuito de articular com as diversas entidades de classe, sindicatos e Creas ações que contribuam para estimular a equidade de gênero dentro do Sistema como um todo, buscando, dessa forma, contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, através do combate à desigualdade de gênero evidenciada a partir do tratamento dado pelo mercado de trabalho às mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências.

O desafio principal é estimular a implantação do Programa Mulher nos Creas e entidades vinculadas ao Sistema Confea/Crea e Mútua.

A Decisão Plenária PL-1395/2019 aprovou o mérito do Programa Mulher no âmbito do Confea, programa este que visa atender o objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS nº 05 da Agenda 2030 da ONU. Para melhor gestão do Programa Mulher, foi instituído o Comitê Gestor do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua no âmbito do Confea, através da Portaria 49/2020.

Coordenada pelo diretor –administrativo, Eng. sanitarista Valmi Simão, a sessão foi realizada de forma virtual por meio do APP: Teams, em obediência ao decreto estadual, que exige o distanciamento social, devido ao contagio do Covid-19 em Mato Grosso, dessa forma evitando a transmissão da doença.

Na ocasião foram julgados 14 autos de infração e 01 processo de pessoa jurídica. A reunião contou com a participação da 1º vice-presidente, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, 2º vice-presidente, Eng. agrônomo Marcio Eduardo de Andrade, diretor –financeiro , Eng. civil André Luiz Schuring, , vice-diretor administrativo, Eng. eletricista, Ivan Correa, participação do 2º Vice-presidente Marcio Eduardo de Andrade, vice-diretor financeiro, Eng. florestal, Benedito Carlos de Almeida e os demais conselheiros que fazem parte do pleno.

As reuniões das Câmaras Especializadas de Civil, Agronomia, Florestal, Elétrica e Geo/ Minas e Industrial, foram realizadas nos dias 11 e 12 de março, também de forma virtual, onde os coordenadores e membros analisaram vários processos.

As Câmaras Especializadas são órgãos decisórios no que diz respeito a examinar e decidir todos os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e as infrações ao Código de Ética que chegam ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). Cada câmara tem como objetivo examinar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para melhorias nas atividades do Conselho e sua região de atuação.

Elas são compostas por conselheiros regionais e seus suplentes, que representam instituições de ensino superior e entidades de classe, tanto de nível superior e de técnicos e tecnólogos nas diversas modalidades que compõem o Sistema.

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/441253/visualizar/