Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 04 de Maio de 2021 às 17:10
Por: Rodrigo Meloni/Da Assessoria

    Imprimir


catalogart shopping estacao.jpeg

Visando fortalecer a cultura mato-grossense de maneira inovadora, o Shopping Estação sedia a “2ª exposição CatalogART” até o dia 15 de maio, na Galeria Cultural (G1). Além da visita presencial, o apreciador de arte pode optar por uma forma mais fácil, acessível e prática de ver as obras, que estão expostas no formato digital, através do tour virtual 360º, disponível no site www.catalogart.com.br

De acordo com o empresário e gestor cultural Guilherme Chaves, a missão de levar cultura e educação à população com a exposição virtual dos acervos artísticos de museus é desafiadora. “A exposição foi pensada com foco no reconhecimento do acervo artístico de nossos pintores, escritores e demais artistas, e diante disso optarmos por uma solução simples e eficiente para preservar essa riqueza, que é nossa cultura, para as próximas gerações”, destaca Chaves.

A opção simples à que se refere é o tour, já usado em outros países, mas um tanto inédito em nossa região. Segundo o idealizador e criador do CatalogART, a ação vai desde a catalogação, passando pela digitalização e terminando com a certificação de obras de arte produzidas por artistas do nosso estado. O programa CatalogART foi selecionado e aprovado pelo governo do estado, através da lei Aldir Blanc (Governo Federal).

“É uma enorme satisfação receber a 2ª exposição CatalogART em nosso espaço e contribuir com a valorização da arte e dos artistas locais, oferecendo aos nossos visitantes o que há de melhor na cultura mato-grossense, nessa ação que propõe uma nova visão sobre como preservar um patrimônio imaterial da população”, declara o superintendente do shopping Rodolfo Alves.

A exposição conta com consagrados artistas regionais: Victor Hugo, Heleninha Botelho, Adão Domiciano, Zilda Barradas, Nadja Lammel, Wender Carlos, Rosylene Pinto, Vicente Paulo, Elieth Gripp e Régis Gomes, dentre outros, traduzidos através de obras que fazem parte de momentos importantes para os artistas. “São trabalhos que foram realizados durante a carreira ou até mesmo recentemente”, explica Guilherme Chaves.

Leilão

Segundo o gestor cultural, em breve haverá o 1º Leilão Beneficente de Arte Contemporânea de Mato Grosso, com renda 100% revertida aos artistas, com o objetivo de garantir a sustentabilidade e valorização dos artistas. O leilão será executado em conjunto, pelo programa CatalogART e pelo competente Kleyber Leilões, sendo a instituição referência em leilões no estado.

O Leilão contará com mais de 30 obras de arte e acontece no dia 15 de maio as 18:00 pelo site www.kleyberleiloes.com.br.

Realização

O Instituto Ateliê de Projetos atua diretamente no fomento e valorização dos segmentos da Economia Criativa e já realizou mais de 20 exposições e eventos culturais no Brasil e Estados Unidos. O empresário e gestor cultural Guilherme Chaves, um dos fundadores do instituto é reconhecido no setor por sua aplicação em gestão de Projetos, é o proponente do Programa CatalogART, do qual o Leilão faz parte como principal ação.

SERVIÇO

O que: 2ª Exposição CatalogART

Onde: Shopping Estação Cuiabá

Quando: Até 15 de maio

Mais informações no site www.catalogart.com.br

Contato: (65) 99915-7713 / 99640-7713 / 3025 1235

Agendamentos: catalogartmt@gmail.com





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/442727/visualizar/