Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 11 de Maio de 2021 às 09:28
Por: Mikhail Favalessa/RD News

    Imprimir


AOperação Autofagia, deflagrada pela Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deccor) nesta terça (11), aponta para esquema de devolução de parte dos salários recebidos por profissionais de atenção básica como cirurgiões dentistas e técnicos da área. Segundo apurado pelo , o ex-coordenador de Saúde Bucal em Cuiabá Renei Lara da Silva, e também os servidores Weverton Rayder Silva Ferreira e Lucas Granada Godoes de Souza, seriam responsáveis por articular o esquema nos moldes do que é conhecido como “rachadinha”.

Davi Valle/Prefeitura de Cuiabá

Dentistas

Os três foram afastados de suas funções atuais por decisão da 7ª Vara Criminal de Cuiabá. Renei Lara da Silva continuava atuando junto à prefeitura, auxiliando no plano de imunização contra a Covid-19. A Deccor afirma que isso reforçou a necessidade de afastamento do cargo. Ele também está proibido de acessar as dependências da Secretaria Municipal de Saúde.

Lucas e Weverton foram exonerados dos cargos comissionados que ocupavam no começo de fevereiro pela secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix. Por determinação da secretária, a pasta instaurou sindicâncias em relação aos possíveis envolvidos no caso.

Segundo a Deccor, Renei facilitava a transferência de servidores da área para unidades onde estes receberiam subsídios maiores. O apurou que parte deles integravam Equipes em Saúde Bucal (ESB) nas unidades básicas de saúde, que recebem gratificações pagas com recursos repassados pelo Estado e pelo Governo Federal.

Em seguida, junto a outros dois dentistas, também ligados à mesma coordenadoria, o grupo teria passado a pressionar e ameaçar os servidores transferidos para que estes devolvessem parte dos subsídios recebidos a título de salário.

A Deccor identificou pelo menos cinco vítimas que teriam sido pressionadas no esquema, mas afirma que o número pode ser maior à medida que as apurações do caso avancem.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/442938/visualizar/