Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Sábado - 15 de Maio de 2021 às 06:29
Por: Thalyta Amaral/Gazeta Digital

    Imprimir


Reprodução/DHoje Interio

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicado esta semana mostrou que os humanos podem sim transmitir a covid-19 para os animais de estimação. Na pesquisa foram analisadas famílias da região metropolitana do Rio de Janeiro entre maio e outubro de 2020.

Foram utilizadas como amostras as famílias onde os donos de animais testaram positivo para covid-19, com coleta de amostras de humanos e pets (gatos e cachorros) durante 30 dias.

Das casas analisadas, 31% dos cachorros e 40% dos gatos com donos com covid-19 acabaram pegando o novo coronavírus. Destes pets, 46% apresentaram sintomas leves da doença. Apesar dos resultados, a pesquisa não conseguiu concluir se os animais podem transmitir o vírus para os seres humanos.

Reprodução/Governo de MG

covid pets

A conclusão do estudo foi que humanos infectados devem fazer o distanciamento social também dos seus pets. Costumes como dormir junto com o animal de estimação aumentam o risco de transmitir o vírus.

Uma boa notícia é que a pesquisa servirá como base para se estudar os anticorpos dos animais ao novo coronavírus e também se é possível produzir uma vacina para proteger os pets.

Meu bichinho está com covid, e agora?

A Fiocruz indica algumas medidas preventivas no caso dos animais de estimação se infectarem com a covid-19.

1- Distanciamento

Não abraçar, beijar ou acariciar o animal durante 14 dias. Ao cuidar do bichinho o dono deve sempre usar luvas e máscara.

2- Isolamento

Assim como os humanos, os pets também precisam fazer o isolamento em casa por 14 dias. Nesse período é preciso evitar que ele saia na rua e tenha contato com outros animais.

3- Desinfecção

É importante desinfectar o canil, chão e os locais em que o animal contaminado tem contato. Use desinfetantes com amônia quaternária ou hipoclorito de sódio a 1%.

Reprodução/Pet Place

covid pets

4- Humanos contaminados longe

Se alguém da família estiver com covid-19 deve se afastar também do pet, para evitar a transmissão da doença. Nesse período o ideal é que outra pessoa cuide do animal de estimação.

5- Fezes

Ao coletar as fezes de um animal infectado, use luvas e saco plástico, fazendo o descarte em seguida e logo depois a higienização das mãos.

Luiz Leite

Álcool em gel

6- Não use álcool em gel

Esse produto não deve ser usado em animais, pois pode provocar lesões dermatológicas. Para fazer as patinhas e o corpo do pet, utilize sabão neutro ou shampoos específicos para cães e gatos.

7- Não use máscara no pet

As máscaras são recomendadas para os humanos e não para os animais.

7- Procure um veterinário

Nos primeiros sintomas de adoecimento, leve seu pet ao veterinário. Entre os sinais da covid-19 em animais estão febre, tosse, dificuldade de respirar, prostração, coriza, espirros, secreção ocular, vômito e diarreia.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/443091/visualizar/