Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Quinta - 27 de Maio de 2021 às 10:20
Por: Midia News

    Imprimir


Gaeco desarticula organização especializada em fraudes no ensino superior
Gaeco desarticula organização especializada em fraudes no ensino superior

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Mato Grosso deflagrou, nesta quinta-feira (27), a Operação Zircônia, que visa desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes no ensino superior em Cuiabá e outras cidades.

Ao todo são 50 ordens judiciais, com mandados de busca e apreensão, bloqueio de contas, suspensão de atividades e aplicação de medidas cautelares diversas à prisão, como uso de tornozeleiras.

De acordo com o MPE, são 19 mandados de busca e apreensão em Cuiabá e Várzea Grande e um no estado de Minas Gerais.

Também ocorrerá sequestro judicial de oito veículos dos investigados e bloqueio de contas bancárias no montante de R$ 910 mil. A operação cumpre ainda notificação judicial de medidas cautelares diversas da prisão, dentre elas de monitoração eletrônica (tornozeleira eletrônica).

A organização criminosa fazia cursos e emissão de diplomas, históricos escolares e certificados de conclusão de cursos de ensino superior sem a devida autorização do Ministério da Educação (MEC). Existem indícios da utilização fraudulenta do nome de outras instituições de ensino superior na emissão de diplomas e históricos escolares falsos.

A “Zircônia” é uma pedra muito parecida com o diamante. A diferença entre as duas é difícil de ser identificada por pessoas que não são especialistas no assunto, a exemplo das instituições investigadas na operação.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/443419/visualizar/