Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 07 de Junho de 2021 às 22:23
Por: Lislaine dos Anjos/Mídia News

    Imprimir


MidiaNews
A médica infectologista Márcia Hueb: preocupação com a crescente de casos de Covid em MT
A médica infectologista Márcia Hueb: preocupação com a crescente de casos de Covid em MT

A médica infectologista Márcia Hueb afirmou, nesta segunda-feira (7), que apesar do número de mortes por Covid-19 estar relativamente menor no Estado em relação a alguns meses atrás, a situação não deve ser vista como motivo para relaxamento das medidas de biossegurança.

Em entrevista à Rádio Conti, Hueb alertou que Mato Grosso nunca esteve em uma "posição confortável" desde o início da pandemia, já que sempre registrou alto número de casos.

“A gente só pode considerar uma situação de estabilidade quando se tem o número de casos caindo. O número de mortes é uma fase posterior a dos casos. Então, se eu tiver casos aumentando, terei o número de mortes aumentando também. É uma questão de tempo”, afirmou.

Jamais deveríamos ter como balizamento para as medidas de relaxamento ou outros cuidados o número de leitos ocupados ou de mortes

“Jamais deveríamos ter como balizamento para as medidas de relaxamento ou outros cuidados o número de leitos ocupados ou de mortes, porque os dois itens são consequências do primeiro, que é o número de casos aumentando”, acrescentou.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Mato Grosso registrou, no final de semana, 50 mortes e 1.368 novos casos de Covid-19.

Na avaliação da médica, o momento deve der visto por todos como de “extrema preocupação”.

“O momento é crítico, extremamente preocupante, porque mesmo que não estivéssemos aumentando, é importante saber que estamos sempre em um patamar muito elevado de casos novos, tanto Brasil quanto Mato Grosso”, disse.

Proporção alta

Segundo a médica infectologista, Mato Grosso tem uma “situação peculiar e ruim” que é o fato de se manter sempre com uma proporção de muito alta.

“Continuamos sendo o terceiro estado brasileiro em proporção de óbitos por Covid. Isso significa que quando a gente vê o número de óbitos dentro da população do Estado, temos o terceiro maior número de óbitos dentro do Brasil, dentre todos”, afirmou.

“Então, nunca estivemos em uma situação de tranquilidade, muito menos estamos agora que os casos vêm crescendo”, completou.





Comentários

Deixe seu Comentário