Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 05 de Agosto de 2012 às 15:40

    Imprimir


Aumentou o número de queimadas em Mato Grosso desde o começo do período proibitivo, no dia 15 de julho deste ano. No ano passado, os satélites de georeferência registraram 823 focos de calor no estado e, neste ano, foram 1.680 no mesmo período, ou seja, mais que o dobro, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os municípios que mais queimam são Tangará da Serra, Campinápolis e Gaúcha do Norte. O Comando Regional do Corpo de Bombeiros, que atende a Baixada Cuiabana, atua em parceria com as prefeituras para a formação de brigadas nos 13 municípios da região. "Estamos fomentando a implantação das brigadas municipais, como é o caso de Cuiabá", disse o comandante regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Dércio Santos.

Nos últimos dias, grandes incêndios foram vistos em áreas rurais de Sinop e Sapezal. O fogo passou por cerca de 700 hectares e em 200 hectares o milho ainda estava pronto para ser colhido. Os produtores também perderam máquinas agrícolas e animais, que estavam no pasto.

O período de seca é propício para queimadas, mas de acordo com o Corpo de Bombeiros 90% dos casos ocorrem por causa da ação desastrosa do homem.

Para amenizar os males provocados pelo tempo seco, a população adota algumas medidas, como é o caso da diarista Maria Santana. "Limpo bem o quarto, ponho uma toalha bem molhada perto da cama para ver se respiro melhor", afirmou. Ela conta que as alergias e as dores de garganta aumentaram nas últimas semanas.

As queimadas rurais ficam proibidas até o dia 15 de setembro deste ano, enquanto as queimadas urbanas são proibidas o ano todo.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/44459/visualizar/