Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 22 de Julho de 2021 às 09:03

    Imprimir


O governador Mauro Mendes (DEM) criticou a conduta de um grupo de ambientalistas americanos que tenta barrar a Ferrogrão. "Vai tomar na testa", disse o chefe do Executivo estadual a respeito de uma suposta vinda dos manifestantes a Mato Grosso.

À imprensa, nesta quarta-feira (21), o governador defendeu a ferrovia apontando que o Brasil tem as leis ambientais mais restritivas do mundo e, por conta disso, não teria dano ao meio ambiente a construção da ferrovia.

Planejada para ligar a cidade de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá) até o porto de Miritituba (PA), a Ferrogrão tem sua construção questionada sob o argumento de que causaria grande devastação ambiental e seu traçado invadiria terras indígenas.

Diante destas justificativas, um grupo de ativistas tenta barrar a construção da ferrovia - que promete ser uma das principais vias de escoamento da produção de grãos do país - e já teria prometido vir ao Brasil para pressionar sua demanda.

Questionado sobre uma eventual vinda do grupo a Mato Grosso, Mendes foi direto em rechaçar o protesto. Além disso, prometeu que desafiará os ambientalistas a plantarem árvores em seus próprios países, que teriam menos áreas preservadas que o Brasil.

"Vir aqui protestar contra a Ferrogrão vai tomar na testa. Vamos começar debatendo assim, 'temos 80% de mata preservada nesta região. Qual a sua região dos Estados Unidos, França, Europa?. O dia que vocês chegarem a metade do que nós temos, vocês voltem aqui para conversar conosco. Se não, volte para o seu país e vai plantar árvore para lá e deixa que aqui a gente cuida do nosso'", disse Mendes, que acrescentou mostrando uma "banana" em gesto de ofensa.

"A conversa é assim, muito clara e objetiva. O Brasil tem as leis ambientais mais restritivas do mundo. Eles têm lá 10 vezes mais ferrovias do que temos aqui e vem dizer que nós não devemos fazer rodovias?", acrescentou.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/444916/visualizar/