Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 14 de Agosto de 2021 às 10:51
Por: Isabela Mercuri / Max Aguiar - Olhar Direto

    Imprimir


Christiano Antonucci Gcom MT

Depois de o Governo de Mato Grosso sofrer um ‘ataque hacker’ na última terça-feira (10), o governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que o programa ‘Mais MT’ já prevê recursos para investir em mais segurança de dados e tecnologia do Executivo. O ataque aconteceu na área de convênios do Estado, mas foi contido rapidamente.

“Essas tentativas de invasões sempre têm, mas o sistema é preparado para isso. Nós temos sistema de proteção ampliado, mas a tecnologia tanto serve a nosso favor, quanto ela evolui também a favor daqueles que praticam esse tipo de comportamento. É lamentável, não é o primeiro, muito provavelmente não será o último, mas o governo sempre toma medidas”, afirmou Mauro na tarde desta quarta-feira (11).

De acordo com o governador, melhorias serão realizadas para aumentar a proteção aos dados. “Dentro do Mais MT nós temos um bom recurso para investir nessa área de tecnologia, de proteção, data center novo, uma nova sede do MTI, um data center novo, talvez uma nova rede aqui dentro do próprio Paiaguás, então a gente está tomando as medidas necessárias para proteger os dados, porque hoje a segurança digital é a própria segurança do funcionamento da máquina pública e dos serviços que prestamos ao cidadão”, completou.

O sistema do Governo do Estado de Mato Grosso sofreu um ataque cibernético nesta terça-feira (10). Segundo a Secretaria de Comunicação, o ataque foi ‘superficial’, no entanto, a Secretaria de Estado de Fazenda realiza um diagnóstico que enviará à Polícia Judiciária Civil (PJC).

Além disso, o Sistema de Gestão e Convênios ficou fora do ar, mas o Governo argumentou que ele está em migração da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para a Secretaria de Fazenda (Sefaz) e passará por atualização.

A assessoria de imprensa afirmou que não houve prejuízo em relação à assinatura de convênios. “Não houve qualquer prejuízo ao Estado, pois o ataque não alcançou a base de dados do sistema”, diz nota da Secom.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/445525/visualizar/