Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 05 de Setembro de 2021 às 06:17
Por: Isabela Mercuri /Max Aguiar - Olhar Direto

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou que, apesar de alguns municípios já sinalizarem que “cumpriram a tarefa” da vacinação, com aplicação da primeira dose em 100% da população, os dados oficiais mostram que muitos cidadãos foram ‘deixados para trás’. Gilberto ainda defendeu que haja estratégia de vacinação para estas pessoas, principalmente por meio de ‘saúde da família’.

“O que eu posso assegurar é que praticamente os 141 municípios de Mato Grosso já receberam aproximadamente vacinas para vacinar com primeira dose 90% de sua população vacinável. Muitos municípios já sinalizam como se tivessem já cumprido a tarefa de vacinar a população acima dos 18 anos, mas nossos dados oficiais mostram que ainda existem cidadãos que não tomaram a vacina que precisam ser encontrados. Daí estamos pedindo aos gestores municipais para que façam uma busca ativa, se utilizando especialmente das equipes de saúde da família, que é aquela que visitam os lares para que a gente possa imunizar a maior parte da população”, defendeu.

Gilberto afirmou que vários motivos podem levar a esta discrepância de dados e à população não se vacinar, como desacreditar a vacina ou mesmo não ter acesso aos locais de vacinação. “Com certeza deve ser vários motivos, tem um percentual daqueles céticos que não entendem a importância da vacina, outros porque não tiveram acesso ao posto de vacinação, está numa área remota, pode estar na área rural, enfim...”, explicou.

A solução, em ambos os casos, seria a estratégia. “Melhor vacina é a que está no braço, a melhor performance é aquela que está no sistema, e o sistema é que nos dá subsídios para poder corrigir rumo. Então se os municípios não alimentarem o sistema, vamos publicar os resultados que estão lá. No boletim de ontem, vocês podem verificar que tem um rankeamento de performance. Em alguns municípios mostram o número de doses substancial que ainda precisa ser aplicada, e aí precisa mudar a estratégia. Nós temos no mundo a maior rede de salas de vacinas no SUS, em cada município, em cada estado, em cada capital. Então a gente precisa capilarizar mais essas ações, levar os pontos de vacinação mais próximo das pessoas, no bairro, para que ela possa acessar e a gente o mais rápido possível fazer a cobertura vacinal total da população”, finalizou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/446178/visualizar/