Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 11 de Setembro de 2021 às 06:38
Por: Estadão Contéudo/ Amanda Pupo

    Imprimir


YouTube/Reprodução / Estadão
O caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão.
O caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão.

Um dos principais líderes dos protestos contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e a favor do governo, Zé Trovão divulgou um novo vídeo na tarde desta sexta-feira (10) em que declara o fim da paralisação de caminhoneiros, que em seu ápice bloqueou rodovias em ao menos 16 Estados.

Após contrariar Bolsonaro na quinta-feira e manter a ordem para os protestos continuarem, o caminhoneiro mudou o discurso hoje. No vídeo, defendeu a "harmonia entre os Poderes" e afirmou que o presidente colocou a gestão do País acima de sua popularidade ao pedir a liberação das vias e divulgar uma nota em que recuo das ameaças golpistas feitas nos atos 7 de Setembro.

Está gostando da notícia? Fique por dentro das principais notícias

Ativar notificações

"Ele (Bolsonaro) está fazendo um trabalho que nunca poderia ter feito se não fosse os movimentos dos dias 7, 8, 9 e 10 de setembro. Hoje o Brasil alcança sua liberdade de expressão. Isso está garantido neste acordo, e além disso a harmonia entre os poderes será a partir de hoje lei, nenhum poder poderá mais", afirmou Zé Trovão, que está foragido no México após ter sua prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

O caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão.O caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão.Foto: YouTube/Reprodução / Estadão

Zé Trovão foi uma das lideranças do movimento que inicialmente recebeu de forma negativa o pedido de Bolsonaro para que caminhoneiros liberassem as estradas. Um dia depois, a militância bolsonarista se mostrou novamente surpresa após o presidente divulgar uma declaração à Nação, escrita com a ajuda do ex-presidente Michel Temer, na qual volta atrás do tom adotado nos discursos do 7 de Setembro e até elogiar Moraes, principal alvo dos manifestantes.

No vídeo desta sexta, Zé Trovão afirmou que os caminhoneiros estão respeitando o apelo de Bolsonaro, a partir de um pedido de "confiança" aos seus apoiadores.

O caminhoneiro foi impulsionado nas redes ao convocar apoiadores do presidente a protestar contra os ministros do STF. Em agosto, passou a ser investigado por ordem de Moraes, que pediu sua prisão no início de setembro. Zé Trovão então fugiu para o México. Agora, parlamentares aliados de Bolsonaro tentam garantir sua liberdade, com um pedido apresentado ao Supremo.

Os deputados Vitor Hugo (PSL-GO) e Carla Zambelli (PSL-SP) anunciaram o auxílio ao caminhoneiro após reunião com o presidente e representantes da categoria realizada na quinta-feira no Planalto.

"Ontem muitos acharam que tínhamos perdido, que o presidente tinha nos abandonado, mas a reunião que durou mais de duas horas foi muito decisiva. O presidente colocou sua popularidade abaixo da gestão, para que o Brasil tenha equilíbrio. Isso é muito importante, e nesse movimento alcançamos algo muito importante, o respeito do mundo, e o respeito de muita gente na política, que a partir de agora tomará cuidado com suas ações", afirmou Zé Trovão no vídeo divulgado hoje, em que diz também que está aguardando a deliberação sobre o habeas corpus apresentado ao STF.

Na declaração, o bolsonarista afirmou também que, apesar dos protestos nas estradas terem um fim agora, o movimento continua "alerta". "De olho nas ações, caso as pessoas achem que nós nos afrouxamos ou que nós simplesmente vamos baixar guarda, estão enganadas, estamos respeitando um pedido que o presidente Bolsonaro nos fez", disse Zé Trovão.

Estadão





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/446367/visualizar/