Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 16 de Outubro de 2021 às 06:50
Por: TVCA

    Imprimir


Obras que são patrimônios históricos e que ficavam em locais públicos são alvos de criminosos, em Cuiabá. Nos últimos meses, três bustos de bronze foram furtados. As esculturas, monumentos e bustos de personalidades fazem parte da história de uma cidade, do estado e da nação. Uma forma de homenagear pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do lugar.

As obras ficam em locais públicos, e, por isso, sofrem com as ações do tempo, dos vândalos e também de criminosos.

Em Cuiabá três bustos de bronze foram furtados este ano, segundo informações da Secretaria de Cultura. Entre eles, o busto de Dom Almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil. A obra foi um presente para o município.

O segundo busto ficava em uma praça, no bairro Goiabeiras. Francisco Augusto - o Falcãozinho, ficou conhecido como milagreiro e intercessor, devido a sua fé.

O terceiro busto foi de Ana Maria do Couto May, ela foi professora, advogada e jornalista. Morreu aos 46 anos, a mãe dela mandou fazer o busto e deu de presente para o município, em 1972.

Assim que a família soube do furto, há 10 meses, procurou a polícia para registrar boletim de ocorrência, foi quando descobriu que por se tratar de patrimônio público, a responsabilidade é da prefeitura. “Não pode fazer BO, porque quem tem que fazer é o prefeito ou a prefeitura. Protocolei um pedido de informações para o prefeito. Até o momento, ninguém sabe nem se foi roubado, porque quem é o dono não fez BO”, disse Telma Cenira Couto da Silva, sobrinha de Ana Maria do Couto May.

Dos três furtos, apenas um boletim de ocorrências foi registrado. Segundo o secretário-adjunto de cultura de Cuiabá, Jota Astrevo, apenas a Marinha registrou boletim de ocorrências pelo desaparecimento do busto do Almirante Tamandaré. Mas, ele destaca que só fazer o BO não resolve nada.

Entretanto, o secretário-adjunto explica que o município tem um programa de recuperação de monumentos. Conta que na Praça Alencastro, no centro de Cuiabá, cinco bustos foram retirados, restaurados pelo programa e devolvidos.

Destaca que a prefeitura está trabalhando para devolver os três bustos que foram furtados. “Os que foram furtados, precisam ser refeitos. Então, estamos em contato com a família, depois temos que fazer um chamamento público aos artistas para que apresentem às propostas, para que a gente possa refazer e recolocar nos devidos locais” destacou o adjunto.

Segundo ele, os bustos serão devolvidos aos locais até o próximo aniversário de Cuiabá, ou seja, até abril de 2022.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/447512/visualizar/