Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 25 de Outubro de 2021 às 20:32
Por: Cíntia Borges e Lislaine dos Anjos/Mídia News

    Imprimir


Christiano Antonucci/Secom-MT
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes:
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes: "Lamento muito que Cuiabá esteja passando por essa vergonha"

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou nesta segunda-feira (25) que o afastamento do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) já era esperado em razão dos vários escândalos de corrupção em sua gestão.

Mendes relembrou que sete secretários já foram afastados por determinação da Justiça desde quando o emedebista assumiu, em 2017.

“O Emanuel vinha em uma sequência de sete secretários afastados por corrupção. Não poderia dar outra: ou um grande incompetente ou um grande comandante”, disse sobre os escândalos que ocorreram na gestão do emedebista.

No último dia 19, Emanuel foi afastado do cargo na Operação Capistrum, deflagrada pelo Ministério Público Estadual e Polícia Civil.

A ação apura supostos crimes de organização criminosa nas contratações irregulares de servidores temporários, que em sua maioria teria sido realizada para atender interesses políticos de aliados.

O governador evitou comentar a decisão judicial, mas lamentou que a Capital do Estado tenha que passar pela “vergonha gigante”, que é ter seu gestor afastado.

O Emanuel vinha em uma sequência de sete secretários afastados por corrupção. Não poderia dar outra: ou um grande incompetente ou um grande comandante

“Lamento muito que Cuiabá esteja passando por essa vergonha gigante de ter um prefeito afastado. Mas vergonha maior é ter tido sete secretários afastados”, disse.

“Eu espero que isso possa se resolver rapidamente, que os culpados possam penalizados na forma da lei. E isso cabe ao MPE, à Justiça tomarem essas decisões”, completou.

Stopa assume

Governador e prefeito são inimigos políticos declarados. Com o afastamento do emedebista, a possibilidade da gestão Mendes se aproximar de Cuiabá foi ventilada nos bastidores.

Mendes garantiu que tem problemas de relacionamento apenas com Emanuel e disse que está aberto ao diálogo com o prefeito em exercício, José Roberto Stopa (PV).

“Eu tenho um bom relacionamento com 140 prefeitos do Estado de Mato Grosso. E os motivos estão aí, claramente sendo expostos no dia a dia”.

“Se hoje o prefeito Stopa quiser demandar uma agenda aqui, eu prontamente marcaria essa agenda”, completou.

Esquema na Saúde

A Operação Capistrum apura a existência de um esquema montado para acomodar indicações de políticos em cargos da Secretaria da Saúde.

Além do o prefeito de Cuiabá, a secretária-adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos, Ivone de Souza, também foi afastada e o chefe de gabinete, Antônio Monreal Neto, preso.

Também foram alvos da operação a primeira-dama Márcia Pinheiro e o ex-coordenador de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Saúde, Ricardo Aparecido Ribeiro.

Todos foram alvos de mandados de busca e apreensão e também tiveram o sequestro de bens decretado até o montante de R$ 16 milhões.

O Ministério Público Estadual (MPE) diz que Emanuel e os demais estariam envolvidos em crimes de formação de organização criminosa, prevaricação e obstrução da Justiça.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/447773/visualizar/