Repórter News - www.reporternews.com.br
Variedades
Domingo - 07 de Novembro de 2021 às 10:04
Por: Sandee LaMotteda CNN

    Imprimir


StockSnap/Pixabay
Animais de estimação que compartilham a cama de um humano tendem a ter um
Animais de estimação que compartilham a cama de um humano tendem a ter um "nível de confiança mais alto e um vínculo mais estreito com os humanos que estão em suas vidas"

Na busca por um sono melhor, muitas pessoas se perguntam se devem dividir a cama com um animal de estimação. Antes de chegarmos a isso, porém, é importante parar refletir sobre o outro lado dessa questão: dormir com você é bom para o seu animal de estimação?

“Adoro estar invertendo a questão”, afirmou a veterinária-chefe da Comunidade Veterinária da América do Norte, Dana Varble. “Em geral, é muito bom que os animais durmam com seus tutores.”

Animais de estimação que compartilham a cama de um humano tendem a ter um “nível de confiança mais alto e um vínculo mais estreito com os humanos que estão em suas vidas. É uma grande demonstração de confiança da parte deles”, disse Varble.

“Cães e gatos que estão mais intimamente ligados a seus humanos obtêm benefícios adicionais à saúde, incluindo aumentos nos neurotransmissores benéficos como a oxitocina e a dopamina, os hormônios do bem-estar”, acrescentou ela.

São apenas cães e gatos que se beneficiam de parceiros de cama humanos? Sim, disse Varble, com “muito, muito poucas exceções”.

“Tenho um dono que tem um porco barrigudo meticulosamente preparado que dorme ao pé da cama”, disse ela. “É um porco doméstico chamado Norbert – porcos barrigudos são quase como cachorros porque são muito sociáveis.”

Prós e contras para humanos

Com esse assunto importante resolvido, vamos nos voltar aos humanos – é bom para você dormir com um animal de estimação? Os especialistas tradicionalmente dizem não, porque você pode não conseguir um sono de qualidade.

“Os animais podem se mover, latir e interromper o sono. O sono em cães (e gatos) não é contínuo e eles inevitavelmente se levantarão e caminharão na cama, pisando nas pessoas. Toda essa atividade levará à fragmentação do sono”, disse Vsevolod Polotsky, diretor de pesquisa do sono e professor do departamento de medicina da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

Esses “micro-despertares”, que podem acontecer sem a sua consciência, “são perturbadores porque o tiram do sono profundo”, disse Kristen Knutson, professora associada de neurologia e medicina preventiva da Escola de Medicina Feinberg da Northwestern University. “Eles têm sido associados à liberação do hormônio do estresse, o cortisol, que pode tornar o sono ainda pior.”

Isso pode ser verdade para muitos humanos, mas estudos recentes mostraram que animais de estimação no quarto podem ser benéficos para alguns de nós.

“Pessoas com depressão ou ansiedade podem se beneficiar de ter seu animal de estimação na cama porque o animal é um grande travesseiro, um grande cobertor, e podem sentir que aquela criatura peluda e fofinha diminui sua ansiedade”, disse o especialista em sono Raj Dasgupta, professor assistente de medicina clínica na Keck School of Medicine da University of Southern California.

Dados coletados em 2017 do Centro de Medicina do Sono da Clínica Mayo em Phoenix revelaram que mais da metade dos donos de animais vistos na clínica permitiam que seus animais dormissem no quarto – e a maioria considerou seu animal de estimação “de uma perturbação discreta ou, em algumas casos, até benéfico para o sono”.

Cerca de 20%, entretanto, acreditam que seus amigos peludos pioram seu sono.

Outro estudo de 2017 colocou rastreadores de sono em cães e seus humanos para medir a qualidade do repouso de ambos. Pessoas que tinham seus cães em seus quartos tiveram uma noite de sono decente (e os cães também), descobriu a equipe de pesquisa.

No entanto, a qualidade do sono diminuiu quando as pessoas moveram seus cães do chão para a cama.

As crianças também podem se beneficiar de dormir com um animal de estimação. Um estudo de 2021 pediu que adolescentes com idades entre 13 e 17 anos usassem rastreadores de sono por duas semanas e depois passassem por um teste de sono de última geração. Cerca de um terço das crianças dormia com um animal de estimação, observou o estudo, o que não pareceu afetar a qualidade de seu descanso.

“Na verdade, pessoas que dormiram juntos com frequência mostraram perfis de sono semelhantes aos daqueles que nunca dormiram com animais de estimação”, escreveram os autores.

“Tudo isso sugere que ter animais de estimação na cama ou no quarto não é necessariamente ruim”, disse o Dr. Bhanu Prakash Kolla, especialista em medicina do sono do Centro de Medicina do Sono da Clínica Mayo em Rochester, Minnesota.

“Pode haver um conforto psicológico significativo em ter seu animal de estimação por perto, o que pode ajudar a iniciar e manter o sono”, disse Kolla.

“No entanto, se os pacientes relatam que o movimento ou outras atividades do animal de estimação são perturbadores para seu sono, então os aconselhamos a procurar arranjos alternativos para o animal à noite e ver se isso ajuda com seu sono”, acrescentou.

Uma configuração para o sucesso

Dormir junto com seu animal de estimação tem muito a ver com o quão profundamente você e seu animal de estimação dormem, diz o psicólogo clínico e especialista em sono Michael Breus, autor de “Good Night: The Sleep Doctor’s 4-Week Program to Better Sleep and Better Saúde.”

“Os cães costumam ser bons para uma noite inteira, mas os gatos podem ser muito noturnos”, disse Breus, acrescentando que outro fator. “É o quanto vocês dois se movem, já que o movimento do animal pode acordar o humano e vice-versa”.

“Olá, sou Lynx (centro e direita), um siberiano de 2 anos. Devo dormir com um dos meus humanos, então posso andar ou sentar neles ou tentar cheirar seu hálito. Também gosto de envolver meus Corpo de 60 centímetros de comprimento cruzando o pescoço por volta das 3 da manhã. Minha irmã Luna (à esquerda) gosta de se sentar em pé e mordê-los durante a noite.”

Os animais de estimação, assim como as pessoas, também podem roncar e interromper o sono, portanto, leve isso em consideração, disse Breus. Cães e gatos pequenos geralmente gostam de se aninhar sob as cobertas com suas pessoas, mas isso pode aumentar a temperatura do corpo e atrapalhar o sono. (A melhor temperatura para dormir é um pouco fria, a 65 graus Fahrenheit ou 18,3 graus Celsius.)

Se você está pensando em levar seu bebê de pêlos para a cama, Breus sugere que você experimente por algumas noites para não condicionar seu animal de estimação antes de decidir se é bom para você.

Alguns de nós devem se abster

Apesar da nova ciência, muitos de nós ainda precisamos pensar duas vezes antes de colocar nossos cães, gatos ou porcos de casa em nossas camas.

“É particularmente prejudicial para pessoas com insônia ou pacientes com outros distúrbios do sono – pacientes com fase de sono atrasada (noctívagos) ou mesmo em pessoas com apneia do sono, que acordam da interrupção da respiração e não conseguem voltar a dormir”, disse Polotsky.

Até 30% do público norte-americano sofre de insônia, e pelo menos 25 milhões de adultos sofrem de apneia obstrutiva do sono, de acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono.

“Os insones são os mais suscetíveis”, disse Polotsky. “Dormir junto com animais de estimação não necessariamente predispõe ou precipita a insônia, mas pode perpetuá-la.”

Sempre que seus ciclos de sono são interrompidos, você perturba a capacidade do cérebro de se reparar em um nível celular, consolida memórias, armazena novas informações e prepara o corpo para um desempenho ideal.

O “ponto ideal” para um descanso adequado é quando você pode cochilar continuamente durante os quatro estágios do sono, de quatro a seis vezes por noite. Como cada ciclo dura cerca de 90 minutos, a maioria das pessoas precisa de sete a oito horas de sono relativamente ininterrupto para atingir esse objetivo.

A falta crônica de descanso sólido, portanto, afeta sua capacidade de prestar atenção, aprender coisas novas, ser criativo, resolver problemas e tomar decisões.

Fica ainda mais escuro: estudos descobriram que pessoas que têm despertares noturnos frequentes correm alto risco de desenvolver demência ou morrer cedo de qualquer causa à medida que envelhecem.

Problemas respiratórios

Há outra razão pela qual ficar aconchegado com animais de estimação a noite toda pode não ser tão bom para sua saúde. Se você é um dos milhões de pessoas que sofrem de asma, alergia ou doença pulmonar obstrutiva crônica, dormir com uma bola de pelos pode se tornar um pesadelo.

“Meus pacientes com asma ou DPOC, eles sempre dizem: ‘doutor, não se preocupe, meu cachorro não solta pelos'”, disse Dasgupta, que também é pneumologista.

“E eu digo a eles: ‘Sim, mas lembre-se, os alérgenos estão na saliva, não estão na pele do cachorro. Então, você ficará exposto aos alérgenos por oito horas à noite e terá olhos lacrimejantes e nariz entupido. Isso, junto com o movimento do animal, pode muito bem impedir que você durma bem’”, disse ele.

Alguns animais de estimação não devem se juntar à cama da família “obviamente, cachorros ou cães jovens que estão trabalhando com problemas de comportamento – pode não ser bom para eles dormirem com você”, disse Varble. “Se você tem um cachorro com ansiedade, ensinamos que os canis são um espaço seguro”.

“Canis fazem com que eles sintam que precisam apenas ‘se proteger’ de um ângulo. Queremos ensiná-los que existe um lugar seguro em sua casa”, disse ela.

E há alguns animais de estimação, disse Varble, você nunca deve convidar para a cama para comer.

“Eu trabalho com animais de estimação exóticos e muitos deles têm requisitos de saúde e segurança muito específicos, incluindo estar em um recinto fechado”, disse Varble. “Então, embora eu conheça pessoas que são muito próximas de seus furões e suas cobaias, eles precisam estar em seu recinto para sua saúde à noite. Esses não são animais que gostaríamos de ter na cama conosco.”

(Texto traduzido. Leia o original em inglês aqui).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/448054/visualizar/