Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 11 de Novembro de 2021 às 06:25
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Redução em alertas de desmatamento foi 5 vezes maior em MT
Redução em alertas de desmatamento foi 5 vezes maior em MT

Mato Grosso apresentou queda de 20,5% nos alertas de desmatamento entre agosto de 2020 a julho de 2021, último período apurado. O percentual é cinco vezes maior do que a média de redução alcançada pelos demais estados que compõem a Amazônia Legal, que é 4,3%. Dados como estes foram apresentados pelo Governo do Estado no Pavilhão Corporativo da China, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP 26), em Glasgow, na Escócia.

O evento foi promovido pela Global Environmental Institute (GEI) para investidores e representantes governamentais. Na oportunidade, o secretário Executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Alex Sandro Marega, mostrou os resultados do combate ao desmatamento ilegal no Estado.

"Mato Grosso é o único estado convidado e participou do evento apresentando a nossa política ambiental, a maior redução de desmatamento entre os estados da Amazônia e, os investimentos e estratégias que temos utilizado para combater o desmatamento ilegal da Amazônia", disse.

O secretário representou o Estado na palestra principal "Analisando o relacionamento desenvolvido entre a China e o Brasil em diferentes níveis", segundo a assessoria de imprensa da Sema. Hoje (9), o governador Mauro Mendes apresenta o balanço da participação do Estado na COP-26 e das reuniões realizadas com investidores, representantes internacionais e o governo da Dinamarca.

Conforme Marega, o painel teve o objetivo de ampliar a interlocução da China com o Brasil e para tratar de projetos de sustentabilidade. "Temos provado que é possível produzir muito e ao mesmo tempo preservar”, acredita. “Mostramos que Mato Grosso tem feito o dever de casa e é um dos principais parceiros na produção de alimentos de forma sustentável, com produtos provenientes de propriedades rurais que fizeram a sua regularização ambiental", afirma.

Como exemplo o secretário citou que o Estado reduziu o desflorestamento enquanto duplicou a produção de grãos, com a produção de 71 milhões de toneladas ao ano. "Mato Grosso se apresenta como um importante parceiro comercial para qualquer empresa que queira comprar alimentos que sejam produzidos de forma sustentável", comentou.

Ao longo do evento, também foram apresentadas metas, como a de zerar as emissões de carbono até 2035, ou seja, 15 anos antes da previsão mundial. Além do programa “Carbono Neutro MT”, o Governo afirma que 62% do território mato-grossense é preservado, mesmo sendo uma das regiões que mais produzem alimentos para o mundo.

“Também aplicamos uma série de medidas de tolerância zero aos crimes ambientais, como a contratação de um sistema de monitoramento em tempo real, 24 horas por dia, que detecta qualquer desmatamento ou foco de calor, com disparo de alertas aos órgãos de controle”, afirmou Mendes durante a COP 26.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/448205/visualizar/