Repórter News - www.reporternews.com.br
Variedades
Domingo - 14 de Novembro de 2021 às 09:00
Por: Liz Brunetto/Mídia News

    Imprimir


Martial Genthon
Izan Petterle ao lado de moto usada durante as gravações em Chapada
Izan Petterle ao lado de moto usada durante as gravações em Chapada

Um dos mais importantes nomes da fotografia nacional, Izan Petterle, de 64 anos, é o protagonista da série documental “Na Trilha das Águas”, no canal por assinatura Discovery. O primeiro dos quatro episódios estreia neste domingo (14), às 22h55 (horário de Cuiabá).

A produção tem como palco as belas paisagens de Chapada dos Guimarães, Bom Jardim e Pantanal - principal foco de Petterle, gaúcho de Alegrete que há quatro décadas é radicado em Mato Grosso.

Na fotografia desde os 17 anos, Petterle diz que essa foi uma experiência totalmente diferente de tudo o que já vivenciou, dessa vez à frente das câmeras. “Essa viagem foi uma grande aventura, a maior das aventuras que já fiz no Pantanal”.

O trabalho do artista, premiado em diversas categorias, não imprime apenas a beleza destas paisagens. Focado em uma abordagem humanista, Petterle registra a amplitude das tradições culturais dessas terras: “O meu Pantanal é um Pantanal humanizado”, diz.

“A gravação desse programa, pra mim, representou uma síntese fotográfica dos 40 anos que eu já estou nessa região. Pude juntar um pouco de tudo”, complementa.

Para o fotógrafo, seria uma injustiça eleger apenas um dos lugares visitados como o mais bonito. Mas destacou os encantos da Serra do Amolar, no entroncamento entre os rios Cuiabá e Paraguai. A região faz divisa entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e a Bolívia.

Izan Petterle

Izan Petterle

Uma das fotos tiradas no Pantanal durante a produção do documentário

O nome é derivado das pedras de arenito, usadas para amolar ferramentas.

Considerado como um dos cenários pantaneiros mais extraordinários, para o artista, a sua singularidade extrapola as fronteiras nacionais: “Certamente é um dos lugares mais bonitos do planeta”.

Apesar de reconhecer a importância que a visibilidade do programa proporcionará ao seu trabalho, Petterle garante que o significado vai muito além. “A fotografia é uma coisa que dá sentido para minha vida. Então eu faço independente de ter resultado, seja de divulgação, de marketing ou financeiro”, explicou.

“Eu sou um amador no sentido literal da palavra amater, aquele que ama o que faz”, complementa.

O convite

“Foi uma surpresa ter sido convidado para participar dessa série”, revela. O convite, que chegou primeiro por meio de uma mensagem de Whatsapp, foi aceito na primeira ligação.

“Foi engraçado, porque eles falaram assim: ‘A gente escolheu você porque pra gente, aqui em São Paulo, você é uma referência, é uma lenda no Mundo da fotografia’. Aí pronto, já me quebrou na hora”, orgulha-se.

A equipe que trabalhou com na produção do documentário, segundo o artista, garantiu os bons resultados. “Me deixaram muito à vontade para ser quem eu sou e fazer o que eu faço”.

A produção é uma parceria entre a Honda Motos com o canal Discovery. A ação de branded content - comunicação por conteúdo - traz visitas às regiões e revelará, em making ofs durante os intervalos, o que está por trás das lindas cenas exibidas ao longo dessa jornada.

Onde assistir ao Discovery Channel:

- Claro TV - Canal 81

- Claro TV HD - Canal 581

- Sky - Canal 70

- Sky HD - Canal 470

- Oi TV - Canal 90


GALERIA DE FOTOS

Izan PetterleIzan PetterleIzan Petterle




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/448304/visualizar/